Instalando o Debian GNU/Linux 4.0r9

O Debian GNU/Linux 4.0 foi substituído pelo Debian GNU/Linux 5.0 (lenny). Algumas destas imagens de instalação podem não estar disponíveis, ou podem não funcionar mais, é recomendado que você instale o lenny em vez disso.

Para instalar o Debian GNU/Linux 4.0r9 (etch), baixe qualquer uma das seguintes imagens:

imagem de CD netinst (geralmente 135-175 MB)

imagem de CD businesscard (geralmente 20-50 MB)

outras imagens (netboot, pendrive usb, floppy, etc)

Notas

Documentação

Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Errata

Esta é uma lista de problemas conhecidos no instalador que acompanha o Debian GNU/Linux 4.0r9. Se você teve algum problema instalando o Debian e não vê seu problema listado aqui, por favor, envie-nos um relatório de instalação descrevendo o problema ou verifique a wiki para outros problemas conhecidos.

Errata para a versão 4.0r3

Esta versão corrige os dois problemas listados abaixo para a 4.0r2

Errata para a versão 4.0r2

Esta versão conserta o problema de configuração do console serial com GRUB listado abaixo para o lançamento 4.0r0.

Por um descuido, o instalador não usa a versão do kernel lançada com a 4.0r2, mas uma versão ligeiramente antiga (2.6.18.dfsg.1-13). Os módulos carregados posteriormente na instalação podem ser de uma versão posterior (2.6.18.dfsg.1-16), mas como estas duas versões têm ABI compatíveis, isto não deverá causar quaisquer problemas.

Por esta mesma razão, o suporte adicionado para máquinas Nevada SGI O2 mencionado no anúncio de lançamento não está incluído nesta versão.

Estes dois problemas serão corrigidos com o próximo lançamento pontual para o Etch.

Errata para a versão 4.0r1

Esta nova versão corrige alguns problemas presentes na versão 4.0r0 original. Mais unidades de CD USB serão detectadas e o gksu será corretamente configurado quando instalado com a conta do root desabilitada (modo sudo). A criação de sistemas de arquivos ext2 em amd64 agora é possível.

A lista de espelhos também foi atualizada, juntamente com as traduções em catalão e romeno do particionador.

Com a atualização no kernel para esta versão, algumas imagens do instalador originalmente lançadas com o etch 4.0r0 (netboot e disquetes) deixarão de funcionar devido a erro de versão do núcleo (kernel). Instalações baseadas em CD não são afetadas.

Errata para a versão 4.0r0

Dispositivos de disco podem mudar na reinicialização
Em sistemas com múltiplos controladores de disco, o kernel/udev pode, na reinicialização do sistema, atribuir um nó de dispositivo diferente do usado durante a instalação devido à diferença na ordem de carregamento dos drivers.
Isto pode levar a falhas para inicializar o sistema. Na maioria dos casos isto pode ser corrigido mudando a configuração do carregador de inicialização e do /etc/fstab possivelmente usando o modo de recuperação do instalador.
Note, no entanto, que este problema pode ocorrer novamente em inicializações subsequentes. Corrigir este problema tem prioridade para a próxima versão do instalador do Debian.
Redimensionamento de partições ext3 existentes pode falhar
O instalador, atualmente, não é capaz de redimensionar partições ext3 que têm os recursos dir_index e/ou resize_inode habilitados. Isto inclui partições ext3 criadas com o instalador do etch.
Você pode, no entanto, redimensionar manualmente uma partição ext3 durante a instalação. Prossiga até o passo de particionamento, use o botão <Voltar> para sair para o menu principal, inicie um shell e redimensione o sistema de arquivos e a partição usando os comandos disponíveis no shell (fsck.ext3, resize2fs e, por exemplo, fdisk ou parted). Se você iniciar o partman novamente após completar a operação de redimensionamento, ele deverá exibir o novo tamanho da partição.
Erro usando a criptografia loop-aes durante a instalação hd-media
Se a criptografia loop-aes é usada durante a instalação usando as imagens hd-media (por exemplo, a partir de um dispositivo USB), esta pode falhar com a seguinte mensagem de erro (ou similar) no syslog (#434027):
partman-crypto: ioctl: LOOP_SET_STATUS: Invalid argument, requested cipher or key length (256 bits) not supported by kernel.
A causa deste problema é que no início da instalação, a imagem do CD tenha sido montada via loop usando o módulo loop, o que impede o módulo loop-aes de ser carregado posteriormente.
É possível contornar este problema desmontando manualmente a imagem do CD, descarregando o módulo loop, carregando o módulo loop-aes e remontando a imagem do CD.
Instalação incompleta do selecionador de desktop a partir do CD completo
A imagem completa de CD é pequena demais para conter todos os pacotes necessários para instalar a interface gráfica completa. Isto significa que se você usar somente o CD como fonte, apenas uma parte da interface gráfica será instalada.
Você pode resolver isto durante a instalação optando por usar um espelho de rede como fonte para instalar pacotes em adição ao CD (não recomendado se você não tem uma boa conexão com a Internet), ou após você ter reinicializado no seu sistema instalado usando apt-cdrom para carregar CDs, adicionar e então selecionar a interface gráfica novamente no aptitude.
Roteadores com bugs podem causar problemas de rede
Se você tiver problemas de rede durante a instalação, isto pode ser causado por um roteador em algum lugar entre você e o espelho Debian que não esteja corretamente manuseando window scaling. Veja #401435 e este artigo kerneltrap para detalhes.
Você pode contornar este problema desabilitando o TCP window scaling. Ative um shell e execute o seguinte comando:
echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_window_scaling
Para o sistema instalado você provavelmente não deve desabilitar completamente o TCP window scaling. O seguinte comando define intervalos para ler e escrever que deveria funcionar com quase qualquer roteador:
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_rmem
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_wmem
Problemas gerais após a reinicialização por causa do padrão UTF-8
O sistema instalado agora é configurado para UTF-8 por padrão. No entanto, nem todas as aplicações suportam adequadamente UTF-8, o que pode resultar em menores ou maiores problemas quando utilizando-os.
Por favor, verifique se tais problemas foram reportados e, se ainda não foram, reporte um bug no pacote (não no pacote do instalador).
Localização limitada do sistema instalado
Para a versão Sarge do instalador, o pacote localization-config era responsável por parte da localização do sistema instalado. Este pacote era executado como parte do base-config, que foi abandonado nesta versão. Adaptar o localization-config para ser executado antes da reinicialização está em nossa lista TODO, mas neste meio tempo algumas localizações podem não ser feitas automaticamente quando instalando em idiomas que não sejam o inglês.
Instalação do Sarge não suportada
Como um resultado de algumas mudanças estruturais no instalador, a instalação do Sarge (oldstable) não é suportada.
Instalador gráfico
O instalador gráfico ainda tem alguns problemas conhecidos (veja também o Guia de Instalação):
  • alguns mapas de teclados não US não são totalmente suportados (teclas mortas e caracteres combinados não funcionam)
  • touchpads deveriam funcionar, mas o suporte ainda não é ótimo; se você tiver problemas, você deveria, ao invés disto, usar um mouse externo
  • suporte limitado para a criação de partições criptografadas
  • deveria funcionar na maioria dos sistemas PowerPC que tem placa de vídeo PCI, mas é improvável que funcione em outros sistemas PowerPC
Falso aviso sobre a falta de área de troca (swap) quando instalando a tarefa laptop
Quando a tarefa laptop é instalada, um aviso incorreto é emitido pelo pacote uswsusp dizendo Nenhuma partição de área de troca (swap) foi encontrada; userspace software suspend não funcionará. Isto é apenas um aviso incorreto e o software suspend deverá funcionar corretamente. Veja também o bug #427104.
Sabe-se que driver de rede sky2 está quebrado
Sabe-se que o driver de rede sky2 está quebrado no kernel (2.6.18.dfsg.1-11) usado no instalador e pode causar pânico de kernel. Veja, por exemplo, #404107. #411115 contém uma série de patches que podem corrigir estes problemas.
i386/amd64: configuração do console serial com GRUB
Há alguns problemas com a forma como o instalador tenta configurar o GRUB para usar o console serial. Detalhes completos podem ser encontrados no relatório de bug #416310. Resumidamente, estes problemas podem ser resolvidos garantindo que a paridade e as opções de bits sejam também passadas na definição console=.
Para a maioria das pessoas isto significará que em vez de inicializar o instalador com console=ttyS0,9600 você deveria usar console=ttyS0,9600n8.
i386: a inicialização do instalador pode falhar em alguns sistemas antigos
Devido a uma regressão no carregador de inicialização syslinux usado na maioria das imagens do instalador, alguns sistemas antigos podem falhar para inicializar o instalador. Se a inicialização para após exibir Loading initrd.gz...., você deve tentar uma das imagens alternativas que usam uma versão antiga do syslinux. Veja também o relatório de bug #415992.
amd64: não é possível formatar um sistema de arquivos ext2 (corrigido no 4.0r1)
Devido ao módulo ext2 do kernel não estar disponível, não é possível criar um sistema de arquivos ext2. Isto será corrigido com a próxima atualização do instalador para o Etch.
powerpc: vários problemas
O porte PowerPC tem vários problemas nesta versão:
  • instalação a partir do disquete no PowerPC OldWorld está quebrada porque nenhum nó de dispositivo é criado para o módulo swim3 e pelo miboot não estar incluído
  • o módulo snd-powermac não é mais carregado por padrão pois ele travará alguns sistemas; você precisa adicioná-lo ao /etc/modules manualmente
sparc: instalações de CD para sparc32 podem falhar
O módulo do driver esp do kernel está quebrado o que significa que a instalação a partir do CD-ROM está quebrada para a maioria dos sistemas sparc32. Nós sugerimos que, em vez disso, você use o método de instalação netboot.
sparc: o instalador parece travar durante a inicialização
Há duas situações onde o instalador pode parecer ter travado durante a inicialização depois de exibir Booting Linux.... A primeira é quando duas controladoras gráficas estão presentes (isto também está descrito no guia de instalação). A segunda é devido ao bug no driver framebuffer ATI do kernel e afeta somente algumas placas gráficas ATI.
Em ambos os casos o problema pode ser contornado adicionando o parâmetro video=atyfb:off quando inicializando o instalador.
s390: recursos não suportados
  • suporte para a disciplina DASD DIAG não está atualmente disponível
  • suporte para as interfaces de rede LCS não está mais disponível