Atualizando para o Debian 2.0 em máquinas x86

Para evitar problemas na atualização de pacotes via dpkg, dselect ou dftp (devido a possíveis conflitos da libc5/libc6), é recomendado um procedimento especial de atualização. Este documento descreve esse procedimento.

Existem várias maneiras de atualizar a partir de uma versão anterior:

  1. autoup.sh
    Este é um script que irá atualizar os programas na ordem correta e até baixar os arquivos deb para você. Devido às mudanças contínuas no repositório, é fornecido um arquivo tar dos pacotes que estavam disponíveis no momento em que o autoup.sh foi lançado pela última vez. Ele está disponível nos seguintes sites:
  2. apt-get
    Este é a parte da linha de comando do futuro gerenciador de pacotes do Debian. Ele sabe como solicitar pacotes e fará o download deles a partir de um repositório local, sites http e ftp. Ele é capaz de mesclar as informações de vários locais, para que você possa usar um CD, um espelho atualizado e um site fora dos EUA para obter a melhor combinação de velocidade, variedade e versões mais recentes. Apenas execute 'apt-get update; apt-get dist-upgrade'. A versão do 'Bo' está em: http://archive.debian.org/debian/dists/hamm/main/upgrade-i386/. A versão do apt-get no Bo está bem testado. O apt-get é oficialmente parte do sistema de empacotamento a partir do slink.
  3. Fazendo na mão
    Um HOWTO pode ser visto em: $HOME/releases/hamm/autoup/libc5-libc6-Mini-HOWTO.html mas como o autoup.sh simplesmente automatiza esse processo, essa é a opção menos conveniente.

Perguntas e respostas

P: Por que não usar o método ftp do dselect normalmente?
R: Ele não solicitará a instalação do pacote corretamente, portanto não poderá
   garantir uma atualização suave. Estamos trabalhando no APT, uma nova
   interface para o dpkg. Com o apt todas as futuras atualizações serão mais
   fáceis do que nunca e não sofrerão com esse tipo de inconveniência.

P: Ok, fiz a atualização, estou seguro(a) para fazer as coisas novamente?
R: Sim, você pode usar o dselect novamente.