Instalando o Debian GNU/Linux 5.0.10

O Debian GNU/Linux 5.0 foi substituído pelo Debian GNU/Linux 6.0 (squeeze). Algumas destas imagens de instalação podem não estar disponíveis, ou podem não funcionar mais, é recomendado que você instale o squeeze em vez disso.

Para instalar o Debian GNU/Linux 5.0.10 (etch), baixe qualquer uma das seguintes imagens:

imagem de CD netinst (geralmente 135-175 MB)

imagem de CD businesscard (geralmente 20-50 MB)

Blu-ray (via jigdo)

outras imagens (netboot, pendrive usb, etc)

Se algum hardware do seu sistema requerer firmware não livre para ser carregado com o controlador de dispositivos, você pode usar um dos arquivos tarball de pacotes de firmwares comuns. Instruções de como usar esses arquivos tarball e informações gerais sobre carregamento de firmware durante a instalação podem ser encontradas no guia de instalação (veja documentação abaixo).

Notas

Documentação

Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Errata

Esta é uma lista de problemas conhecidos no instalador que acompanha o Debian GNU/Linux 5.0.10. Se você teve algum problema instalando o Debian e não vê seu problema listado aqui, por favor, envie-nos um relatório de instalação descrevendo o problema ou verifique a wiki para outros problemas conhecidos.

Errata para a versão 5.0

A montagem automática de arrays RAID no modo de recuperação pode corromper os dados
O modo de recuperação deve ser usado com muito cuidado quando software de arrays RAID estiverem em uso no sistema para recuperação. Os scripts do modo de recuperação montam automaticamente os arrays, o que pode levar à corrupção de dados na presença de superblocos RAID inválidos ou obsoletos.
Exibição corrompida de mensagens nas instalações do Dzongkha
Quando a senha escolhida para root e suas confirmações não coincidem, a exibição da tela a seguir é ilegível durante as instalações no idioma Dzongkha (exibição quebrada da fonte itálica).
Os dispositivos de disco podem mudar na reinicialização
Em sistemas com vários controladores de disco, o kernel/udev pode atribuir um nó de dispositivo diferente na reinicialização do sistema ao ser usado durante a instalação devido à diferença na ordem de carregamento dos drivers.
Isso pode levar à falha na inicialização do sistema. Na maioria dos casos isso pode ser corrigido alterando a configuração do gerenciador de inicialização e do /etc/fstab, possivelmente usando o modo de recuperação do instalador.
Observe no entanto que esse problema pode ocorrer novamente em inicializações subsequentes.
Problemas de reinicialização ao instalar a partir de um pendrive USB
O problema anterior também pode acontecer ao instalar a partir de um pendrive USB. Manter temporariamente o pendrive USB no lugar permitirá inicializar o sistema instalado e corrigir o arquivo de configuração do carregador de inicialização. Consulte #506263 para obter detalhes sobre essa solução alternativa.
Roteadores com bugs podem causar problemas de rede
Se você tiver problemas de rede durante a instalação, isso pode ser causado por um roteador em algum lugar entre você e o espelho Debian que não lida corretamente com dimensionamento da janela. Veja #401435 e esse artigo kerneltrap para detalhes.
Você pode contornar esse problema desabilitando o dimensionamento da janela TCP. Abra um shell e digite o seguinte comando:
echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_window_scaling
Para o sistema instalado você provavelmente não deve desativar completamente o dimensionamento da janela TCP. O comando a seguir definirá intervalos de leitura e gravação que devem funcionar com praticamente qualquer roteador:
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_rmem
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_wmem
Não é utilizável na instalação do Squeeze ou Sid
Devido a alterações no pacote passwd no teste (testing) e instável (unstable), a configuração de uma conta de usuário(a) falhará. Para detalhes veja #529475.
i386: vários problemas
O porte i386 tem alguns problemas conhecidos nesta versão:
  • Devido a um aumento no tamanho do kernel do Linux, não podemos fornecer imagens de instalação para instalações a partir do disquete.
  • Tivemos pelo menos um relatório sobre o instalador travando na etapa de detecção de hardware de rede em alguns laptops Dell Inspiron. Veja bug #509238 para obter detalhes. Uma solução alternativa parece ser inicializar o instalador com o parâmetro vga = 771.
PowerPC: vários problemas
O porte PowerPC tem vários problemas nesta versão:
  • a instalação a partir do disquete no PowerMac OldWorld está quebrada porque nenhum nó do dispositivo foi criado para o módulo swim3 e assim como o miboot não está incluído
  • o módulo snd-powermac não é mais carregado por padrão, pois trava alguns sistemas; você precisará adicioná-lo ao /etc/modules manualmente
s390: recursos não suportados
  • o suporte para a disciplina DASD DIAG não está disponível no momento
  • o suporte para interfaces de rede LCS não está mais disponível