Instalando o Debian 6.0.10

O Debian GNU/Linux 6.0 foi substituído pelo Debian 7.0 (wheezy). Algumas destas imagens de instalação podem não estar disponíveis, ou podem não funcionar mais, é recomendado que você instale o wheezy em vez disso.

Para instalar o Debian 6.0.10 (squeeze), baixe qualquer uma das seguintes imagens:

imagem de CD netinst (geralmente 135-175 MB)

imagem de CD businesscard (geralmente 20-50 MB)

Blu-ray (via jigdo)

outras imagens (netboot, pendrive usb, etc)

Se algum hardware do seu sistema requerer firmware não livre para ser carregado com o controlador de dispositivos, você pode usar um dos arquivos tarball de pacotes de firmwares comuns ou baixar uma imagem não oficial que inclui esses firmwares não livres. Instruções de como usar esses arquivos tarball e informações gerais sobre carregamento de firmware durante a instalação podem ser encontradas no guia de instalação (veja documentação abaixo).

imagens de CD netinst (geralmente 175-240 MB) não livre com firmware

Notas

Documentação

Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Errata

Esta é uma lista de problemas conhecidos no instalador que acompanha o Debian 6.0.10. Se você teve algum problema instalando o Debian e não vê seu problema listado aqui, por favor, envie-nos um relatório de instalação descrevendo o problema ou verifique a wiki para outros problemas conhecidos.

Errata para a versão 6.0

Alguns sistemas sparc não podem ser instalados usando CD-ROM
O instalador do Debian para o squeeze não inclui drivers do kernel PATA, o que torna impossível concluir a instalação a partir da mídia de CD em sistemas que exigem que esses drivers acessem a unidade de CD-ROM (por exemplo, Ultra 10), pois o instalador irá falha em detectá-lo. O problema pode ser contornado inicializando o instalador por rede, eliminando a necessidade de acessar a unidade de CD-ROM durante a instalação.
Veja #610906.
Isso será corrigido na próxima versão pontual do squeeze (6.0.1).
Possivelmente não funcionando a detecção de dispositivos braille USB
Ao permitir que o instalador Debian detecte um dispositivo braille USB conectado, posteriormente ele pode acabar mostrando apenas "a tela não está no modo de texto". Isso ocorre devido a uma potencial corrida entre a detecção e o início do armazenador dos quadros. Uma solução alternativa é passar brltty na linha de comando do kernel para forçar a detecção.
Veja #611648.
Nenhum driver de rede para Sparc T2+
O driver de rede niu, exigido pelos sistemas sparc T2 + mais recentes, não está incluído no d-i, tornando impossível a instalação neles usando qualquer método que dependa da configuração inicial da rede. O driver está incluído nos pacotes do kernel; portanto, espera-se que a rede opere normalmente após a instalação ser concluída.
Veja #608516.
Os sistemas que usam placas gráficas aty podem não inicializar o instalador corretamente
Os sistemas que utilizam placas gráficas aty (por exemplo, Ultra 10) podem não inicializar o instalador corretamente, com o kernel congelando no início do estágio de inicialização com a última mensagem "console [tty0] enabled, bootconsole disabled". Este é um bug do kernel, para o qual um patch está disponível, mas isso pode não estar totalmente corrigido.
O problema pode ser contornado adicionando um parâmetro de inicialização do kernel 'video=atyfb:off' para desativar o framebuffer durante a inicialização, o que permite que o instalador (e o kernel normal) seja inicializado nesses sistemas.
Veja #609466.
A seleção de teclado, com instalador gráfico, não funciona para alguns layouts
A pré-seleção do teclado não está funcionando com instalações gráficas para algumas combinações (Bulgária, alemão suíço, Suécia e brasileiro). Além disso, a escolha feita não deve ser usada e o sistema é padronizado para inglês americano (/etc/default/keyboard).
Veja #610843.
Potenciais problemas de instalação com placas de rede baseadas em RTL8169
O instalador do Debian pode não conseguir usar placas de rede baseadas na família RTL8169 durante a instalação, o que inclui o download de pacotes durante a instalação através dessas placas. O sistema instalado não é afetado pelo problema.
Veja #558316 e bugs similares unificados.
Isso será corrigido na próxima versão pontual do squeeze (6.0.1).
Falha ao inicializar após a instalação bem-sucedida de um root btrfs
A instalação termina normalmente, mas após a reinicialização, resulta em um prompt do initramfs busybox.
Veja #608538.
O Windows não é adicionado à lista do grub
O Instalador do Debian detecta o Windows durante a instalação, mas não o adiciona ao menu de inicialização do grub. Como solução alternativa, após a instalação, execute o update-grub.
Veja #608025.
Cria tabela de partições incompatível com o Mac OS 9
Foi relatado que a ferramenta de particionamento no instalador torna a tabela de partições irreconhecível pelo Mac OS 9, que não é mais inicializada. Embora as partições HFS+ sejam compatíveis com Linux e Mac OS X, é recomendável tomar todas as precauções ao instalar em uma máquina com Mac OS 9.
Veja #604134.
O particionamento falha no kFreeBSD
Há relatos de falha no particionamento no kFreeBSD. O problema parece estar relacionado ao alinhamento de partições/partições estendidas.
Veja #593733, #597088 e #602129.
A placa de rede/gráfica/armazenamento não funciona corretamente
Existem vários hardwares, principalmente placas de rede, placas gráficas e controladores de armazenamento, que exigem firmware binário não livre para funcionar corretamente.
O Debian está comprometido com os valores do software livre e nunca faz com que o sistema exija software não livre (veja o contrato social do Debian). Portanto, o firmware não livre não está incluído no instalador.
Mas se você deseja carregar qualquer firmware externo durante a instalação, você é livre para fazê isso. O processo está documentado no manual de instalação.
Problema de instalação do zipl que torna o s390 desinstalável
Se uma partição dedicada para o diretório /boot for criada, a inicialização do sistema falhará após a instalação se o /boot estiver montado antes do /.
Veja #519254.
Roteadores com bugs podem causar problemas de rede
Se você tiver problemas de rede durante a instalação, isso pode ser causado por um roteador em algum lugar entre você e o espelho Debian que não lida corretamente com dimensionamento da janela. Veja #401435 e esse artigo kerneltrap para detalhes.
Você pode contornar esse problema desabilitando o dimensionamento da janela TCP. Abra um shell e digite o seguinte comando:
echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_window_scaling
Para o sistema instalado você provavelmente não deve desativar completamente o dimensionamento da janela TCP. O comando a seguir definirá intervalos de leitura e gravação que devem funcionar com praticamente qualquer roteador:
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_rmem
echo 4096 65536 65536 >/proc/sys/net/ipv4/tcp_wmem
Partições acima de 16TiB não são suportadas por ext4
As ferramentas de criação de sistema de arquivos ext4 não suportam a criação de sistemas de arquivos acima de 16TiB de tamanho.
s390: recursos não suportados
  • o suporte para a disciplina DASD DIAG não está disponível no momento