Índice
O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.
Imagens do instalador para o squeeze podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.
O Guia de Instalação também está incluído no primeiro CD/DVD dos conjuntos de CDs/DVDs oficiais do Debian, disponíveis em:
/doc/install/manual/idioma
/index.html
Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.
Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu primeiro lançamento oficial com o Debian GNU/Linux 3.1 (sarge), o que resultou tanto em melhorias no suporte a hardware quanto em alguns novos recursos muito interessantes.
Nas notas de lançamento nós iremos listar somente as grandes mudanças do instalador. Se você está interessado nas mudanças detalhadas desde o lenny, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC do squeeze disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.
O suporte às arquiteturas Alpha ('alpha'), ARM('arm') e HP PA-RISC ('hppa') foi removido do instalador. A arquitetura 'arm' tornou-se obsoleta devido ao porte ARM EABI ('armel').
Os diálogos apresentados durante o processo de instalação agora fornecem informações de ajuda. Apesar de atualmente não ser usado em todos os diálogos, esse recurso deverá ser mais usado em lançamentos futuros. Isso irá melhorar a experiência do usuário durante o processo de instalação, especialmente para novos usuários.
O sistema de instalação irá instalar todos os pacotes recomendados por padrão durante todo o processo, exceto em algumas situações específicas em que a configuração genérica ocasione resultados indesejados.
O sistema irá automaticamente selecionar pacotes para a instalação de
hardwares específicos quando apropriado. Isso é conseguido através do uso do
discover-pkginstall
do pacote discover
.
O sistema de instalação também pode ser usado para instalação da versão anterior, como o lenny
O sistema de instalação oferece melhor suporte para a instalação tanto do squeeze quanto do lenny e versões mais antigas (através do uso do archive.debian.org). Além disso, também irá verificar se o espelho selecionado é consistente e possui a versão selecionada.
Esta versão do instalador suporta o uso do sistema de arquivos ext4 e também simplifica a criação de sistemas RAID, LVM, e sistemas de partição protegidos por criptografia. O suporte ao sistema de arquivos reiserfs não é mais incluído por padrão, embora possa ser opcionalmente carregado.
Agora é possível carregar arquivos de pacote de firmware a partir da mídia de instalação, além da mídia removível, permitindo a criação de imagens PXE e CDs/DVDs com pacotes de firmware incluídos.
A partir do Debian 6.0, o firmware não-livre foi removido do main. Para instalar o Debian em hardware que necessite de firmware não-livre, você pode fornecer o firmware durante a instalação ou usar CDs/DVDs não-livres pré-fabricados que incluem o firmware. Veja a seção Obtendo o Debian no site web do Debian para mais informações.
Graças aos enormes esforços dos tradutores, Debian GNU/Linux agora pode ser instalado em 70 idiomas. Isso significa sete idiomas a mais do que na lenny. A maioria dos idiomas estão disponíveis para instalação tanto em interface baseada em texto quanto em interface gráfica, enquanto alguns só estão disponíveis em interface gráfica.
Os idiomas acrescentados nesta versão incluem:
Asturiano, Estoniano, Islandês, Cazaque e Persa foram adicionados ao instalador em modo gráfico e modo texto.
Canarês, do Lao, Singalês e do Telugu foram adicionados ao instalador gráfico.
Tailandês, anteriormente apenas disponível na interface gráfica, agora está também disponível no modo texto.
Devido à falta de atualizações de tradução dois idiomas foram descontinuados nesta versão: Wolof e Galês.
A seleção de valores relacionados com a localização (idioma, localização e definições regionais) agora é menos interdependente e mais flexível. Os usuários poderão personalizar o sistema de acordo com suas necessidades de localização mais facilmente, enquanto for cômoda a utilização pelos usuários que queiram selecionar o locale mais comum para o país em que residem.
Além disso, as consequências das escolhas de localização (como fuso horário, mapa de teclado e a seleção do espelho) agora são mais óbvias para o usuário.
O instalador agora suporta sistemas live de duas formas. Primeiro, um instalador incluído na mídia do sistema live pode usar os conteúdos do sistema live no local da instalação normal do sistema básico. Segundo, o instalador agora pode ser iniciado durante a execução do sistema live, permitindo o usuário fazer outras coisas com o sistema live durante a instalação. Ambos os recursos estão presentes nas imagens Live do Debian disponíveis em http://cdimage.debian.org/.
Algumas mudanças mencionadas na seção anterior também implicam em mudanças no suporte do instalador para instalação automatizada utilizando arquivos de pré-configuração. Isso significa que se você tiver arquivos de pré-configuração que funcionaram com o instalador lenny, você não pode esperar que esses funcionem com o novo instalador sem modificação.
O Guia de instalação possui um apêndice atualizado separado com uma extensa documentação sobre como usar a pré-configuração.