4.4. Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.

O instalador pode ser iniciado utilizando os ficheiros de arranque colocados numa partição existente do disco rígido, quer seja lançado a partir de outro sistema operativo ou invocando diretamente o gestor de arranque da BIOS/UEFI. Nos sistemas UEFI modernos, o kernel pode ser carregado diretamente a partir da partição UEFI sem ser necessário um gestor de arranque.

Pode ser conseguida uma instalação completa pure network utilizando esta técnica. Isto evita todo o aborrecimento com meios amovível, tal como encontrar e gravar imagens de CD/DVD.

4.4.1. Arrancar o instalador de disco rígido a partir de Linux utilizando GRUB

Esta seção explica como adicionar ou até substituir uma instalação existente de linux utilizando o GRUB.

Na altura do arranque, o GRUB suporta carregar para a memória, não apenas o kernel mas também uma imagem de disco. Este disco de RAM pode ser utilizado pelo kernel como sistema de ficheiros raiz.

Copie os seguintes ficheiros dos arquivos Debian para uma localização conveniente no seu disco, por exemplo para /boot/newinstall/.

  • vmlinuz (binário kernel)

  • initrd.gz (imagem ramdisk)

Se tencionar utilizar o disco rígido apenas para arrancar e depois fazer o download de tudo através da rede, deve fazer o download do ficheiro netboot/debian-installer/amd64/initrd.gz e do seu kernel netboot/debian-installer/amd64/linux correspondente. Isto permitir-lhe-á reparticionar o disco rígido a partir do qual o instalador arranca, embora deva fazer isto com cuidado.

Em alternativa, se tencionar manter inalterada uma partição existente no disco rígido durante a instalação, poderá descarregar o ficheiro hd-media/initrd.gz e o seu kernel hd-media/vmlinuz, assim como uma cópia de uma imagem de instalação para o disco rígido (assegure-se que o nome do ficheiro termina em .iso). O instalador poderá então arrancar a partir do disco e instalar a partir da imagem de instalação, sem necessitar de rede.

Finalmente, para configurar o gestor de arranque prossiga para a Secção 5.1.3, “A arrancar a partir de Linux utilizando GRUB.