4.3. Preparar Ficheiros para iniciar a partir de pen USB

Para preparar a pen USB, nós recomendamos utilizar um sistema onde GNU/Linux já esteja a correr e onde seja suportado USB. Com os sistemas GNU/Linux atuais a pen USB deverá ser automaticamente reconhecida quando a inserir. Caso contrário deverá verificar se o módulo do kernel usb-storage está carregado. Quando a pen USB for inserida, será mapeada para um dispositivo chamado /dev/sdX, onde X é uma letra a-z. Deverá ser capaz de ver para qual o dispositivo onde a pen USB foi mapeada ao executar o comando lsblk antes e depois de a inserir. (A saída de dmesg (como root) é outro método possível para isso). Para escrever na sua pen, poderá ter de desligar o botão de proteção de escrita.

[Atenção] Atenção

Os procedimentos descritos nesta seção irão destruir tudo o que já esteja no dispositivo! Assegure-se que utiliza o nome correto do dispositivo da sua pen USB. Se utilizar o dispositivo errado o resultado poderá ser que toda a informação que esteja, por exemplo, no disco rígido seja perdida.

4.3.1. Preparar uma pen USB utilizando uma imagem híbrida de CD/DVD

As imagens de instalação de Debian para esta arquitetura são criadas utilizando a tecnologia isohybrid; isto significa que podem ser escritas diretamente para uma pen USB, que é uma forma muito fácil para fazer um meio de instalação. Simplesmente escolha uma imagem (tal como netinst, CD, DVD-1) que caiba na sua pen USB. Veja a Secção 4.1, “Imagens de instalação oficiais de Debian GNU/Linux” para obter uma imagem de instalação.

A imagem de instalação que escolher deve ser escrita diretamente para a pen USB, sobrescrevendo o conteúdo atual. Por exemplo, ao utilizar um sistema GNU/Linux existente, o ficheiro da imagem pode ser escrito para uma pen USB conforme se segue, depois de se ter certificado que a pen foi desmontada:

# cp debian.iso /dev/sdX
# sync

Escrever simplesmente a imagem de instalação para a pen USB desta forma deve funcionar bem para a maioria dos utilizadores. Para necessidades especiais existe a página wiki.

Pode ser encontrada informação sobre como fazer isto noutros sistemas operativos no Debian CD FAQ.

[Importante] Importante

A imagem tem que ser escrita para um dispositivo de disco completo e não para uma partição, e.g. /dev/sdb e não para /dev/sdb1. Não utilize ferramentas que alterem a imagem, como unetbootin.