5.2. Acessibilidade

Alguns utilizadores podem necessitar de suporte especifico devido a, por exemplo, visão reduzida. A maioria das funcionalidades de acessibilidade têm de ser ativadas manualmente. Alguns parâmetros de arranque podem ser acrescentados para ativar as funcionalidades de acessibilidade. Note que na maioria das arquiteturas o gestor de arranque interpreta o seu teclado como sendo um teclado QWERTY.

5.2.1. Front-end do Instalador

O instalador Debian suporta vários frontends para colocar questões, com várias conveniências para acessibilidade: notavelmente, text utiliza texto simples enquanto que newt utiliza caixas de diálogo baseadas em texto. A escolha pode ser feita na linha de comandos do arranque, veja a documentação para DEBIAN_FRONTEND na Secção 5.3.2, “Parâmetros de instalação Debian”.

5.2.2. Dispositivos em Placa

Alguns dispositivos de acessibilidade são na verdade placas que são ligadas dentro da máquina e que lêem texto diretamente da memória gráfica. Para pô-las a funcionar o suporte a framebuffer tem de ser desligado utilizando o parâmetro de arranque fb=false. No entanto isto irá reduzir o número de linguagens disponíveis.

5.2.3. Tema de Alto Contraste

Para utilizadores com visão reduzida, o instalador pode utilizar um tema de cores com alto contraste que o torna mais legível. Para o ativar, pode utilizar a entrada Accessible high contrast do menu de arranque com o atalho d, ou acrescentar o parâmetro de arranque theme=dark.

5.2.4. Zoom

Para utilizadores com baixa visão, o instalador gráfico tem um suporte básico de zoom: os atalhos Control++ e Control+- aumentam e diminuem o tamanho das letras.

5.2.5. Instalação avançada, modo de recuperação e instalação automatizada

As escolhas Avançado, Recuperação e instalação Automática também estão disponíveis com suporte de acessibilidade. Para aceder a elas, primeiro tem de entrar no submenu Advanced Options a partir do menu de arranque, para isso digitar a. Se usar um sistema com BIOS (o menu de arranque terá apitado apenas uma vez), isto tem de ser seguido de Enter ; Para sistemas UEFI (o menu de arranque terá apitado duas vezes) não é necessário fazer isso. Depois, para ativar a síntese de voz, opcionalmente pode ser pressionado s (seguido novamente de Enter se utilizar um sistema com BIOS). A partir daqui podem ser utilizados vários atalhos: x para instalação avançada, r para o modo de recuperação ou a para instalação automatizada. Novamente, se utilizar um sistema com BIOS, cada um deles tem de ser seguido de Enter.

A escolha de instalação automatizada permite instalar Debian de forma totalmente automática utilizando para isso preseeding, cuja fonte pode ser introduzida após terem sido iniciadas as funcionalidades de acessibilidade. O preseeding está documentado em Apêndice B, Automatizar a instalação utilizando preseeding.

5.2.6. Acessibilidade do sistema instalado

A documentação de acessibilidade do sistema instalado está disponível na página do Wiki Debian Accessibility.