C.3. Esquema Recomendado de Particionamento

Para novos utilizadores, máquinas pessoais Debian, sistemas domésticos, e outras configurações de utilizador único, uma única partição / (mais swap) é provavelmente o método mais simples e fácil de fazer. O tipo de partição recomendado é ext4.

Para sistemas multi-utilizador ou sistemas com muito espaço de disco, é melhor optar por ter a /var, /tmp, e /home cada uma na sua própria partição, separadas da partição /.

Poderá necessitar de uma partição /usr/local separada se planear instalar muitos programas que não façam parte da distribuição Debian. Se a sua máquina irá ser um servidor de mail, poderá necessitar de fazer de /var/mail uma partição separada. Se estiver a configurar um servidor com muitas contas de utilizador, normalmente é bom ter uma grande partição /home separada. Em geral, o esquema de particionamento varia de computador para computador dependendo do seu uso.

Para sistemas muito complexos, deverá ver o Multi Disk HOWTO. Contém informação aprofundada, de grande interesse para ISPs e pessoas que configuram servidores.

No que respeita ao tamanho da partição swap, existem muitos pontos de vista. Uma regra que funciona bem é usar tanto espaço de swap como memória do seu sistema. Também não deve ser menor do que 512MB, na maioria dos casos. Claro, que existem excepções a estas regras.

Como exemplo, uma máquina de casa antiga pode ter 512MB de RAM e um disco SATA de 20GB em /dev/sda. Pode haver uma partição de 8GB para outro sistema operativo em /dev/sda1, uma partição swap de 512MB em /dev/sda3 e cerca de 11.4.GB em /dev/sda2) como partição Linux.

Para ter uma ideia do espaço que será utilizado pelas tarefas que estiver interessado em adicionar após a instalação do seu sistema estar completa, veja a Secção D.2, “Espaço em Disco Necessário para Tarefas”.