D.1. Dispositivos em Linux

Em Linux podem ser encontrados vários ficheiros especiais sob o diretório /dev. Estes ficheiros são chamados de ficheiros de dispositivo e comportam-se de forma diferente dos ficheiros normais. Os tipos mais comuns de ficheiros de dispositivo são para os dispositivos de bloco e de caracteres. Estes ficheiros são um interface para o driver (parte do kernel Linux) que por sua vez acede ao hardware. Outro tipo de ficheiro de dispositivo, menos comum, é o chamado pipe. Os ficheiros de dispositivos mais importantes estão listados nas tabelas abaixo.

sda Primeiro disco rígido
sdb Segundo disco rígido
sda1 Primeira partição do primeiro disco rígido
sdb7 Sétima partição do segundo disco rígido

sr0 Primeiro CD-ROM
sr1 Segundo CD-ROM

ttyS0 Porto Série 0, COM1 em MS-DOS
ttyS1 Porta série 2, COM2 em MS-DOS
psaux Dispositivo de rato PS/2
gpmdata Pseudo dispositivo, daemon repetidor de informação do GPM (rato)

cdrom Link simbólico para a drive de CD-ROM
mouse Link simbólico para o ficheiros de dispositivo mouse

null Tudo o que for escrito para este dispositivo irá desaparecer
zero É possível ler infinitamente zeros a partir deste dispositivo

D.1.1. Preparar o Seu Rato

O rato pode ser utilizado quer no ambiente de consola Linux (com gpm) quer no ambiente de janelas X. Normalmente, é uma simples questão de instalar o gpm e o próprio servidor X. Ambos devem ser configurados para utilizarem como dispositivo de rato /dev/input/mice. O protocolo correto do rato é chamado exps2 no gdm, e ExplorerPS/s no X. Os respetivos ficheiros de configuração são /etc/gpm.conf e /etc/X11/xorg.conf.

Têm de ser carregados certos módulos do kernel para que o seu rato funcione. Na maioria dos casos os módulos corretos são auto-detetados, mas não o são sempre para o antigo rato série e bus[20], que são extremamente ratos excepto em computadores muito antigos. O sumário dos módulos do kernel Linux que são necessários para diferentes tipos de ratos:

Módulo Descrição
psmouse Rato PS/2 (deverá ser auto-detetado)
usbhid Rato USB (deverá ser auto-detetado)
sermouse A maioria dos ratos série
logibm Rato bus ligado a placa adaptadora Logitech
inport Rato bus ligado a placa ATI ou Microsoft InPort

Para carregar um módulo de controlador de rato, pode utilizar o comando modconf (a partir do pacote com o mesmo nome) e ver na categoria kernel/drivers/input/mouse.



[20] Os ratos série geralmente tem um conetor em forma de D com 9 buracos; o bus rato tem um conetor redondo de 8 pinos, não deve ser confundido com o conetor redondo de 6 pinos de um rato PS/2 ou o conetor redondo de 4 pinos de um rato ADB.