7.3. Log In

Assim que o seu sistema arrancar, ser-lhe-á apresentada a linha de comandos de login. Entre no sistema utilizando o seu nome de utilizador pessoal e a sua palavra-passe que escolheu durante o processo de instalação. Agora o seu sistema está pronto a ser utilizado.

Se é um novo utilizador, poderá querer explorar a documentação que já se encontra instalada no seu sistema à medida que o começar a utilizar. Existem atualmente diversos sistemas de documentação, e estão a ser feitos esforços no sentido de integrar os diferentes tipo de documentação. Aqui estão alguns pontos de partida.

A documentação que acompanha os programas que tem instalado pode ser encontrada em /usr/share/doc/, sob um subdiretório com o nome do programa (ou, mais precisamente, o pacote Debian que contém o programa). No entanto, documentação mais completa é muitas vezes empacotada em separado em pacotes especiais de documentação que na maioria não são instaladas por predefinição. Por exemplo, a documentação acerca da ferramenta de gestão de pacotes apt pode ser encontrada nos pacotes apt-doc ou apt-howto.

Adicionalmente, existem alguns diretórios especiais dentro da hierarquia /usr/share/doc/. Os HOWTOs Linux estão instalados no formato (comprimido) .gz, em /usr/share/doc/HOWTO/en-txt/. Após instalar o dhelp, irá encontrar um índice de documentação navegável em /usr/share/doc/HTML/index.html.

Uma forma fácil de ver estes documentos utilizando um navegador de texto é introduzir os seguintes comandos:

$ cd /usr/share/doc/
$ w3m .

O ponto após o comando w3m diz-lhe para mostrar o conteúdo do diretório atual.

Se tem instalado um ambiente de trabalho gráfico, também pode utilizar o seu navegador web. Inicie o navegador web a partir do menu de aplicações e escreva /usr/share/doc/ na barra de endereço.

Poderá também escrever info command ou man command para ver a documentação na maioria dos comandos disponíveis na linha de comandos. Escrever help irá apresentar uma ajuda nos comandos de shell. E escrever um comando seguido de --help irá normalmente apresentar um resumo da forma de utilização desse comando. Se o resultado de um comando passar o topo do ecrã, escreva | more depois do comando para fazer com que os resultados parem depois de passar o topo do ecrã. Para ver uma lista de todos os comandos necessários que começam com uma determinada letra, digite a letra seguida de dois tabs.