2.2. Meios de Instalação

Esta seção irá ajudá-lo a determinar que diferentes tipos de suporte pode utilizar para instalar Debian. Existe um capítulo inteiro dedicado aos suportes, Capítulo 4, Obter o Meio de Instalação do Sistema, que lista as vantagens e desvantagens de cada tipo de suporte. Pode desejar voltar a esta página assim que alcançar essa seção.

2.2.1. Rede

A rede pode ser utilizada durante a instalação para obter ficheiros necessários para a instalação. Se a rede é utilizada ou não depende do método de instalação que escolher e das suas respostas a certas questões que lhe serão colocadas durante a instalação. O sistema de instalação suporta a maioria de tipos de ligação de rede (incluindo PPPoE, mas não RDIS ou PPP), através de HTTP ou FTP. Depois da instalação estar completada, pode também configurar o seu sistema para utilizar RDIS e PPP.

2.2.2. Disco Rígido

Arrancar o sistema de instalação diretamente do disco rígido é outra opção para muitas arquiteturas. Isto irá necessitar que outro sistema operativo carregue o instalador para o disco rígido. Este método é recomendado apenas para casos especiais quando não estiver disponível outro método de instalação.

2.2.3. Un*x ou sistema GNU

Se estiver a correr outro sistema de tipo UNIX, você pode utilizá-lo para instalar Debian GNU/Linux sem utilizar o debian-installer descrito no resto deste manual. Este tipo de instalação pode ser útil para utilizadores com hardware que não seja suportado de outra forma ou em sistemas que não se podem dar ao luxo de estarem em baixo. Se estiver interessado nesta técnica, salte para Secção D.3, “Instalar Debian GNU/Linux a partir de um sistema Unix/Linux”. Este método de instalação é apenas recomendado para utilizadores experientes que não tenham disponível outro método de instalação.

2.2.4. Sistemas de Armazenamento Suportados

O instalador Debian contém um kernel que é construído para maximizar o número de sistemas onde corre.

Também são suportados sistemas IDE.

Qualquer sistema de armazenamento suportado pelo kernel Linux é também suportado pelo sistema de arranque. Isto significa que o FBA e os ECKD DASD são suportados pela antiga organização de disco de Linux (ldl) e pela nova e mais comum organização de disco S/390 (cdl).