6.1. Como Funciona o Instalador

Para esta arquitetura o instalador utiliza um interface com o utilizador baseado em texto. Não está está atualmente disponível um interface gráfico.

O Instalador Debian consiste num número de componentes com um propósito específico para executar cada tarefa da instalação. Cada componente executa a sua tarefa, perguntando ao utilizador as questões necessárias para fazer a sua tarefa. Às próprias questões são dadas prioridades, e a prioridade das questões a serem colocadas é definida quando é iniciado o instalador.

Quando é feita uma instalação com predefinições, apenas serão colocadas as questões essenciais (de alta prioridade). Isto resulta num processo de instalação altamente automatizado, com pouca interação por parte do utilizador. Os componentes são executados sequencialmente e de uma forma automática; quais os componentes que são executados depende principalmente do método da instalação utilizado e do seu hardware. O instalador utilizará valores predefinidos para as questões que não são colocadas.

Se existir um problema, o utilizador irá visualizar um ecrã de erro, e o menu do instalador poderá aparecer com o intuito de ser selecionada uma ação alternativa. Se não existir qualquer problema, o utilizador nunca irá visualizar o menu do instalador, apenas irá responder a simples questões para cada mudança de componente. Notificações de erros sérios são ajustadas para prioridade crítica que faz com que o utilizador seja sempre notificado.

Algumas das predefinições utilizadas pelo instalador poderão ser influenciadas ao passar argumentos de arranque quando o debian-installer estiver a iniciar. Se, por exemplo, desejar forçar a configuração de rede estática (DHCP e auto-configuração IPv6 serão utilizados por predefinição se estiverem disponíveis), pode adicionar o parâmetro de arranque netcfg/disable_autoconfig=true. Veja na Secção 5.2.1, “Parâmetros de instalação Debian” as opções disponíveis.

Os utilizadores experientes poderão sentir-se mais confortáveis com uma interface conduzida pelo menu, onde cada passo é controlado pelo utilizador em vez do instalador executar automaticamente e sequencialmente cada passo. Para utilizar o instalador conduzido pelo menu, de forma manual, adicione o argumento de arranque priority=medium.

Se o seu hardware necessitar que lhe passe opções aos módulos do kernel à medida que são instalados, irá necessitar de iniciar o instalador no modo expert. Isto pode ser feito quer utilizando o comando expert para iniciar o instalador ou adicionando o argumento de arranque priority=low. O modo expert dá-lhe total controlo sobre o debian-installer.

No ambiente baseado em texto não é suportada a utilização do rato. Aqui estão as teclas que pode utilizar para navegar nos vários diálogos. A tecla Tab ou a tecla seta para a direita movem para a frente, e a tecla Shift+Tab ou a seta para a esquerda movem-se para trás através dos botões e seleções mostrados. As setas para cima e para baixo selecionam diferentes itens dentro de uma lista com scroll, e permitem também movimentar a própria lista. Além disso, em listas longas pode ainda digitar um caractere para que a lista se movimente diretamente para a seção de itens que comecem com a letra digitada e ainda usar as teclas Pg-Up e Pg-Down para movimentar a lista entre seções. A tecla barra de espaços seleciona um item como por exemplo uma checkbox. Utilize a tecla Enter para ativar as escolhas.

Algumas caixas de diálogo podem oferecer informação adicional de ajuda. Se a ajuda estiver disponível isto será indicado na linha inferior do ecrã ao mostrar que a ajuda pode ser acedida ao pressionar a tecla F1.

S/390 não suporta consolas virtuais. Pode abrir uma segunda e terceira sessão de ssh para ver os logs descrito abaixo.

As mensagens de erro e logs são reencaminhados para a quarta consola. Pode aceder a esta consola premindo as teclas Alt esquerdo+F4 (pressionando a tecla Alt da esquerda enquanto prime a tecla de função F4); volte ao processo principal do instalador com Alt esquerdo+F1.

Estas mensagens também podem ser encontradas em /var/log/syslog. Após a instalação, este log é copiado para /var/log/installer/syslog no seu sistema. Outras mensagens de instalação podem ser encontradas, durante o processo de instalação em /var/log/, e /var/log/installer/ após o seu computador iniciar no seu sistema instalado.