Computing Centre, University of Regensburg, Regensburgo, Alemanha

Atualmente, estamos rodando mais de 400 estações de trabalho Linux para fins científicos distribuídas em todo o campus e o número ainda está em constante crescimento, dois pools de computadores dedicados para estudantes com 40 máquinas e vários servidores, todos rodando o Debian stable. Além disso, todos os mais de 28.000 PCs registrados em todo o campus têm a capacidade de rodar nossa distribuição como um sistema live por NFS. Em um dia de trabalho típico, cerca de 100 pessoas usam esse recurso. Além dos servidores, todos os computadores são integrados em nossa árvore LDAP e obtêm seus diretórios pessoais via NFS de um servidor central de arquivos.

As atualizações são distribuídas através do nosso próprio espelho interno. Para configurar essas máquinas, também rodamos um repositório com nossos próprios pacotes, dessa forma os(as) usuários(as) das faculdades não precisam fazer nenhuma administração do sistema. Num futuro próximo, nosso cluster HPC de 220 nós também estará equipado com nossa distribuição baseada no Debian stable.

O Debian foi escolhido principalmente pela facilidade de administração e atualização de softwares. Sua política de lançamentos bem testados reduz a quantidade de atualizações e garante a estabilidade. Além disso, muita documentação livre está disponível, o que nos permite visualizar os detalhes técnicos do sistema.