Meike Reichle

Meike Reichle URL:
Email: meike@debian.org

Há quanto tempo você usa Debian?

Comecei a coletar as primeiras experiências Linux em meados do fim dos anos 90, quando um amigo colocou o Linux em sua máquina e me mostrou o que poderia fazer. Fiquei bastante fascinada, mas não pude experimentar, já que não tinha meu próprio computador (os computadores costumavam ser brinquedos clássicos de garotos naquela época) e mexer com a família 486 era totalmente impossível. Quando comecei a estudar na universidade em 2001, finalmente comprei o primeiro computador. Trabalhar nos terminais Unix da universidade rapidamente me deixou viciada em *nixes. De 2001 a 2004, tentei várias distribuições diferentes (Mandrake, RedHat, Gentoo e até Solaris x86), mas nenhuma delas me convenceu totalmente. Em 2004, finalmente mudei para o Debian e nunca mais olhei para trás desde então.

Você é uma desenvolvedora Debian?

Sim, desde 2008.

Em quais áreas do Debian você está envolvida?

Eu mantenho pacotes e atualmente sou uma das três assessoras de imprensa delegadas do Debian. Além do meu trabalho na imprensa, viajo muito para representar o Debian em todos os tipos de eventos Linux e Software Livre, geralmente juntando equipe/organizando estandes do Debian e dando palestras sobre todas as coisas relacionadas ao Debian e ao Software Livre. Agora, eu também sou uma Debian Women veterana :).

O que te fez se interessar em trabalhar com o Debian?

Eu experimentei algumas outras distribuições Unix e Linux antes de finalmente acabar no Debian. Depois de usá-lo por algum tempo, decidi que gostava tanto do projeto que queria fazer parte dele. Comecei lendo e escrevendo em listas de discussão e irc e depois me envolvi cada vez mais até finalmente aplicar para ser uma desenvolvedora.

Você tem algumas dicas para mulheres interessadas em se envolver mais com o Debian?

Não seja tímida. Não desista após a primeira falha, nem após a segunda ou terceira. O Debian e as pessoas nele às vezes precisam de algum tempo para se familiarizar, mas definitivamente vale a pena! Acho que o melhor é encontrar um nicho que atenda aos seus interesses e começar a trabalhar lá, se envolvendo cada vez mais em todo o projeto com o passar do tempo.

Você está envolvida em outros grupos de mulheres na tecnologia? Quais?

Estou inscrita em várias listas de discussão em technixen.net, uma plataforma alemã para mulheres em diferentes áreas da computação. Também sou uma Cyber Mentor e já adquiri algo como uma reputação por apresentar mulheres não dogmáticas em paletras de TI.

Um pouco mais sobre você...

Eu tenho o meu mestrado (Magister) em ciências da informação e trabalho como gerente de projetos em uma empresa de Linux embarcado. No meu tempo livre, gosto de artesanato e todo o tipo de atividades "faça você mesma" (DIY). Eu leio muito (principalmente SF), gosto de ouvir música (principalmente ska, punk e blues), adoro viajar e sempre gosto de conhecer colegas debianistas nos lugares onde viajo.