Debian em CDs

Baixando as imagens do CD/DVD Debian via HTTP/FTP

Por favor não baixe as imagens de CD ou DVD com seu navegador web da mesma maneira que você baixa outros arquivos! O motivo é que, se o download for interrompido, a maioria dos navegadores não lhe permitirá reiniciar do ponto onde falhou.

Em vez disso, use por favor um aplicativo que suporte a retomada - normalmente descrito como um gerenciador de download. Existem muitos plug-ins para navegador que fazem esse trabalho, ou você pode querer instalar um programa separado. Por exemplo aria2 (Linux, Win) ou DownThemAll (plugin para navegador) ou (na linha de comando) wget -c URL ou curl -C - -L -O URL. Existem muito mais opções listadas em uma comparação de gerenciadores de download.

As seguintes imagens do Debian estão disponíveis para serem baixadas:

Veja também:


Imagens oficiais de CD/DVD da distribuição estável (stable)

Para instalar o Debian em uma máquina sem conexão com a Internet, é possível usar as imagens de CD (700 MB cada) ou as imagens de DVD (4,4 GB cada). Baixe o primeiro arquivo de imagem de CD ou DVD, grave-o usando um gravador de CD/DVD (ou um pendrive USB, nos portes i386 e amd64), e então reinicialize a partir dessa mídia.

O primeiro disco de CD/DVD contém todos os arquivos necessários para instalar um sistema Debian padrão.
Para evitar baixar dados desnecessariamente, por favor, não baixe outros arquivos de imagem de CD ou DVD a menos que você saiba que precisa de pacotes deles.

CD

Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 650 MB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídia CD-R(W) normal:

DVD

Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 4,4 GB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídias DVD-R/DVD+R normais e similares:

Tenha certeza de ter olhado a documentação antes de instalar. Se você quer ler somente um único documento antes da instalação, leia nosso tutorial de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:


Espelhos registrados do repositório debian-cd

Note que alguns espelhos podem não estar atualizados — a versão atual das imagens de CD/DVD "estáveis" (stable) é 12.5.0.

Em caso de dúvida, use o servidor de imagens de CD na Suécia.

Você está interessado(a) em oferecer imagens do CD Debian no seu servidor de arquivos (mirror)? Se sua resposta for sim, veja as instruções sobre como montar um espelho de imagens de CD (mirror).