Debian em CDs

Baixando imagens do CD Debian com o jigdo

Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Jigsaw Download, ou resumindo jigdo, pretende ser a principal forma de distribuição das imagens de CD Debian no futuro. Atualmente o sistema funciona, porém seu uso não é muito confortável pelo fato do gerenciador de cópia não estar pronto ainda.

Por que o jigdo é melhor que um download direto

Porque é mais rápido! Por várias razões, há um número bem menor de servidores espelhos para as imagens de CD do que para o repositório "normal" do Debian. Conseqüentemente se você baixar de um servidor espelho das imagens de CD, este servidor não só estará mais longe de você, ele também estará sobrecarregado, especialmente logo após o lançamento de uma versão.

Além disso, alguns tipos de imagens não estão disponíveis como arquivos .iso completos para download porque não há espaço suficiente em nossos servidores para hospedá-las.

É claro, um servidor espelho Debian "normal" não tem nenhuma imagem de CD, então como é que o jigdo consegue baixá-las de lá? O jigdo faz isso baixando individualmente todos os arquivos que estão no CD. No próximo passo, todos estes arquivos são agregados num único grande arquivo que é a cópia exata da imagem do CD. De qualquer forma, tudo isso acontece por baixo dos panos - tudo que você deve fazer é informar à ferramenta que baixa os arquivos a localização de um arquivo ".jigdo" para ser processado.

Mais informações estão disponíveis na página do jigdo. Voluntários querendo ajudar com o desenvolvimento do jigdo são sempre bem vindos!

Como baixar uma imagem com o jigdo

Para uma descrição detalhada e passo-a-passo desse processo, dê uma olhada no mini-HOWTO Debian jigdo. O HOWTO também explica os recursos avançados do jigdo, como a atualização de uma versão antiga da imagem de um CD para a versão atual (baixando somente o que foi alterado, não toda a imagem).

Uma vez que você tenha baixado as imagens e gravado em CD, dê uma olhada nas informações detalhadas sobre o processo de instalação.

Imagens oficiais

Arquivos jigdo oficiais para a distribuição estável (stable)

Blu-ray

Tenha certeza de ter olhado a documentação antes de instalar. Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de Instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Arquivos jigdo oficiais para a distribuição testing


Procurar Conteúdo dos arquivos .jigdo

Qual imagem de CD/DVD contém um determinado arquivo? Abaixo, é possível fazer uma busca nas listas de arquivos contidos em cada arquivo .jigdo. Você pode entrar com várias palavras, cada uma delas deve coincidir com um trecho do nome do arquivo. Adicione, por exemplo, _i386 para restringir os resultados a uma determinada arquitetura. Adicione _all para visualizar pacotes que são idênticos para todas arquiteturas.

Quais arquivos estão contidos em uma determinada imagem? Se você precisa de uma lista com todos os arquivos que um determinado CD/DVD do Debian contém, basta localizar o arquivo .jigdo correspondente nessa lista, e clicar em "list contents" após a respectiva URL: Lista de arquivos .jigdo Debian


Perguntas freqüentes

Como faço para o jigdo usar meu proxy?

Carregue o arquivo ~/.jigdo-lite (ou o jigdo-lite-settings.txt para a versão Windows) num editor de texto e procure a linha que começa com "wgetOpts". As opções a seguir podem ser adicionadas à linha:

-e ftp_proxy=http://PROXY-LOCAL:PORTA/
-e http_proxy=http://PROXY-LOCAL:PORTA/
--proxy-user=USUÁRIO
--proxy-passwd=SENHA

É claro, substitua os valores corretos para o seu servidor proxy. As duas últimas opções só são necessárias se o seu proxy utiliza autenticação com senha. As opção devem ser adicionadas no final da linha wgetOpts antes do caracter final '. Todas as opções devem estar numa única linha.

Alternativamente, no Linux você pode também configurar as variáveis de ambiente ftp_proxy e http_proxy, por exemplo no arquivo /etc/environment ou no ~/.bashrc.

Aargh! O programa parou com um erro - será que baixei todos aqueles megabytes em vão?!

É claro que Isso Não Deveria Ter Acontecido(tm), mas por várias razões você pode ficar numa situação em que um grande arquivo .iso.tmp já foi gerado e parece que o jigdo-lite está com problemas, dizendo repetitivamente para você baixar novamente os arquivos. Há várias coisas que podem ser tentadas neste caso: