Debian em CDs

Instalação via rede a partir de um CD mínimo

Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Um CD de instalação via rede ou netinst é um único CD que permite-lhe instalar todo o sistema operacional. Este único CD contém apenas a quantidade mínima de software para começar a instalação e obter os outros pacotes através da Internet.

O que é melhor para mim — o CD-ROM inicializável mínimo ou os CDs completos? Depende, mas achamos que em muitos casos a imagem do CD mínimo é melhor — antes de mais nada, você só vai baixar os pacotes que selecionar para a instalação na sua máquina, o que economiza tempo e banda. Por outro lado, os CDs completos são mais úteis quando for instalar em mais de uma máquina, ou máquinas sem acesso livre à Internet.

Quais tipos de conexões de rede são suportadas durante a instalação? A instalação via rede assume que você tenha acesso à Internet. Várias formas diferentes são suportadas para isso, como uma conexão discada analógica PPP, ethernet, WLAN (com algumas restrições), mas ISDN não é suportada — desculpe!

O tamanho da imagem é maior que os 180 MB/40 MB mencionados abaixo! Sim — no momento, o tamanho apenas é verificado para a arquitetura i386, é possível que outras arquiteturas excedam o tamanho especificado.

As seguintes imagens inicializáveis do CD mínimo estão disponíveis para baixar:

Imagens netinst oficiais para a distribuição estável (stable)

Com até 180 MB de tamanho, essa imagem é adequada para gravação em pequenas mídias CD-R(W), com 80 mm/3.1" de diâmetro. A imagem contém o instalador e um conjunto reduzido de pacotes, o que possibilita a instalação de um sistema (muito) básico.

Para informações sobre o que são estes arquivos e como utilizá-los, por favor consulte o FAQ.

Uma vez que tenha baixado uma dessas imagens, não esqueça de dar uma olhada nas informações detalhadas sobre o processo de instalação.