Re: Orientação para pacote

On Tue, Apr 22, 2008 at 10:34 AM, Miguel Filho <miguel.filho@gmail.com> wrote:
> On Tue, Apr 22, 2008 at 9:47 AM, Eriberto <eriberto@eriberto.pro.br> wrote:
>  >
>  >  # lintian -i pacote.changes
>
>  Ajudou mesmo, arrumei vários erros e warnings. Porém tem um warning
>  que eu não entendi:
>  W: apolicy source: native-package-with-dash-version
>  N:
>  N:   Native packaging should only be used if a piece of software was
>  N:   written specifically to be turned into a Debian package. In this case,
>  N:   the version number should not contain a debian revision part.
> [...]

Olá Miguel,

Não, pois você está criando um pacote que chamamos de não-nativo
Debian, ele contém software (apolicy) que vem de um terceiro (chamamos
de upstream) e modificações para funcionar no Debian (o que você
coloca no subdiretório debian). Nesse caso você precisa se certificar
que o arquivo nomedopacote_0.70.orig.tar.gz está um diretório acima de
onde você provavelmente está compilando o pacote.

A diferença entre pacote nativo e não nativo é realmente confusa de
entender para começo e mais ainda de justificar. Eu recomendo que você
baixe os seguintes pacotes e compare com o seu:

apt (packages.debian.org/apt) - Pacote nativo, logo, só tem .dsc e
.tar.gz a versão não tem hifen alguma_coisa (-1, -2, -3, ...), que
denomina as revisões do pacote, como o software é nativo, só a versão
do mesmo já é suficiente

devscripts (packages.debian.org/devscripts) - O mesmo que o apt, porém
um pacote menor, possivelmente mais simples de entender e rápido de
recompilar, se você quiser

postfix-policyd (packages.debian.org/postfix-policyd) - Tudo a ver com
o seu pacote, e também é não-nativo. O pacote fonte possui .dsc,
.diff.gz e o .orig.tar.gz.

Experimente também procurar por postfix no packages.debian.org. Aposto
que ao baixar outros pacotes com softwares similares ao que você está
empacotando, em pouco tempo irá não só identificar melhoria para os
seus pacotes como também achar bugs no empacotamento dos outros. :-)

até,
-- Gustavo "stratus" Franco