Sobre o funcionamento da debian-devel-portuguese

Boa tarde.

Eu entrei nesta lista meio que de curioso, já que há abertura, o que é
muito positivo.

Prá conhecer em silêncio, primeiramente, o que o nome pode sugerir.

Nunca me inteirei mais proximamente com alguma distribuição, exceto por
comunidades e listas que tratam de aspecto geral. Nenhuma oficial de
distro específica.

Portanto não sou especializado, mas também não comecei a usar Linux na
semana passada, quer dizer, algo mais com linhas de comando.

Mas eu estranhei que comparado com outras ela possui um volume menor de
e-mails.

Como estou alheio, restou-me perguntar diretamente. Até porque
mencionaram algo do CIPSGA (é essa a sigla?), que houveram mudanças.

Não que fosse esperar por temas gerais difíceis ou por coisas
excessivamente específicas, mas é que eu não observei nada até então.

Uma prática muito popular é a de fazerem alguma otimização no conjunto
de softwares, instalação, alguma firula, perfumaria, papel de parede e
chamam de "minha distro".

Não vou julgar, mas para mim falta a contemplação do "todo".

Falta ver o "setor de produção da fábrica", porque o "setor de
embalagens de papelão" já está bem manjado.

Pelo menos prá conhecer, porque ninguém cria, testa, embala, traduz,
distribui, mantém, replica locais com cópias, atualiza etc. 60 GB de
arquivos compactados com compilados, fontes, instalador, figuras,
utilitários sozinho, nem de um dia para outro.

60 GB aproximadamente contando uma arquitetura apenas e os fontes.

Sei que cada um tem outros afazeres durante o dia, nem é de minha
conta, o tempo de cada um etc. mas é também para saber se está tudo
certo por aqui.

A debian-l10n-pt já entendi que é focada no suporte como tradução.
Mas e aqui? Há alguma organização nas tarefas?

Já me extendi por demais, espero ter esclarecido esta curiosidade,
agradeço qualquer retorno.

Até mais.