erro ao abrir template.pot.gz

Caros,
estou retomando a atividade de tradução depois de um longo tempo afastado.

para re-aquecer, estou  baixando alguns  arquivos template.pot para testar. os mesmos são baixados no formato <nome-qualquer.pot.gz>.

Tentei descompactar de várias formas, mas arquivo nome-qualquer.pot  fica ilegível... ao abrir no vim não é possível ler.

gzip -d arquivo.pot.gz

acho que estou descompactando da forma errada. alguma dica?

--
Seja Livre, use GNU/Linux. Use Debian !!!
Seja original...