Re: Projeto de Lei

Gleydson Mazioli da Silva wrote:

> Como uma pessoa que contribui com software livre, acredito que este
> projeto é uma mão na roda na divulgação do Linux e sua disseminação,
> mas por outro lado sem a devida atenção e divulgação da Imprensa
> nacional sobre este projeto, ele vai acabar caindo no esquecimento...

	Lembram-se de um artigo, creio que na Salon, comparando o movimento de
programas livres com a Reforma Protestante?

	Pois é.  Sou protestante.  De vez em quando algum entre nós reclama que
não recebemos os mesmos favorecimentos oficiais que a igreja
predominante no País.  Mas o fato é que temos nos virado muito bem sendo
independentes, e quando existe aproximação com o poder oficial há a
tentação da corrupção.

	Além disso esse projeto de lei me pareceu dirigista demais.  No Brasil
temos essa mania de resolver tudo com uma penada, ou seja, com normas e
leis.  Mas isso não resolve nada.  As leis podem ser burladas, ou até
criar má vontade contra o que tentam promover.

	Para mim se o nobre deputador quisesse trazer os benefícios dos
programas livres e dos sistemas abertos, tinha que começar:

	1) Promovendo educação e divulgação nos temas pertinentes, técnicos,
políticos e sociológicos, além de éticos;

	2) Revitalizando a obrigatoriedade do governo comprar somente sistemas
abertos, vejam http://www.terravista.pt./Enseada/1989/justica.html

	3) Investigando as compras feitas de sistemas proprietários, vide URL acima.

> Alias, costumo ver revistas fora da área de informática sobre Bill Gates
> Microsoft, Windows, bla, bla, bla, mas nada sobre o movimento de
> desenvolvimento mundial do Linux que é um fato histórico e não vem
> obtendo devida atenção pela mídia.

	Nos EUA o GNU/Linux já está quase superexposto... é que a M$ domina
mais a nossa imprensa que a de seu próprio país.

--
/"\  Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
\ /  Brasil