Re: rdsi (isdn)

RDSI não da diretamente 128kbs; tem três canais, dois chamados B e um
D. O D é um canal de controle, mas os dois B podemos usar; ou para uma
ligação telefônica normal ou para uma conexão à Internet de 64kbs. Em
teoria é possível combinar os dois canais para navegar a 128kbs, mas
para isso é preciso a cooperação do outro lado, i.e., da
telefônica. Teve RDSI faz anos e então não ofereciam isso; mas não
sei o que fazem hoje.

A conexão RDSI é analógica porque dentro de um fio de cobre só há
correntes analógicas. Esta conexão usa um protocolo especial que
requer um aparelho na casa (e na telefônica) que é a `unidade terminal
de rede'. Devemos considerar o interior desta rede uma caixa preta nos
oferecendo uma conexão digital. Neste sentido, sim, as unidades
terminal de rede são modens. A saída destas terminais tem já o
protocolo RDSI; oferece identificação de chamada, os dois canais,
etc. Ainda precisamos de alguma coisa para (a) fazer ligações
telefônicas e (b) que o computador possa digerir a informação. Para (a)
ou precisamos de um telefone digital (caro) ou um modem que
modula/demodula o sinal analógico da nossa voz numa coisa digital, e
vice versa. Existem muitas soluções para (b). Eu teve um aparelho
externo que simulava um modem, incluindo um modem verdadeiro para
poder ligar um aparelho telefônico normal. Outros podem simular algum
dispositivo de rede (ethernet) como um roteador. Podem ser externos e
internos, mas ao final sempre processam a informação (digital) da
unidade terminal de rede para ser usada para falar e navegar.

Nota que RDSI é uma conexão dialup. Além dos custos de instalação e os
custos do provedor de Internet, o assinante vai pagar impulsos.

DSL (Digital Subscriber Line) não existe como tal; é uma familia de
protocolos para conexões (mais ou menos) permanentes. Em todos os
casos, o modem é externo, imposto pelo provedor, e atua como um
dispositivo ethernet. No caso do Speedy é A-DSL (asynchronous digital
subscriber line) porque temos freqüências diferentes para ida e
volta. No caso de vírtua não lembro a primeira letra do protocolo, mas
é outro, e segundo saiba eu, as velocidades de ida e volta são
iguais. Em teoria permite atuar como um servidor Internet, se não for
por algumas coisas que fazem os provedores, (supostamente em nome da
Anatel). A telefônica filtra pacotes entrantes em determinados portos
(20, 21, 25, 80, 139, ...) e a Net troca o IP do assinante cada 48
horas.

Uma vantagem dos DSL são a conectividade permanente e o fato que não
pagamos impulsos por estar conectados. A outra é a velocidade bem
maior. Em realidade nenhum dos dois garantem digamos 256kbs, mas
exceto nos casos que realmente há um problema, nunca baixa a 64kb/s.

Como decidir? Olhando para a conta telefônica! Se você paga (ou
pagaria se não economizaria o tempo de conexão) tanto como custam as
mensalidades recomendaria algum DSL, senão pode tentar RDSI para
eliminar problemas com modens convencionais. Caso que se decida por
DSL, eu daria uma certa vantagem ao vírtua.

Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
--
^X^C