Re: Placa ADSL 3com

> Eu não sei quanto ao modem interno, mas eu adquiri um modem externo,
> 3com HomeConnect Dual Link (uma porta ethernet e uma USB). Eles usam
> aqui um PPPoE (PPP em cima de ethernet, e parece que ainda tem uma
> camada ATM no meio). Parece que a 3com não oferece suporte pra Linux,
> mas que dá pra fazer funcionar. Ainda não tive tempo de ver como.

<ascii_art>

+----+ ethernet  +-------+   ATM        +-----------------+
| PC |-----------| modem |--------------| rede telefônica |
+----+ pppoe     +-------+    pppoa*    +-----------------+

</ascii_art>

	O sistema do ADSL é o que está acima.  Vc pode optar por usar o modem
como bridge ou router.  Se for como bridge, a rede fica "transparente",
daí vc tem de usar o ppp no PC, por isso pppoe (over ethernet).  Caso vc
use o modem como router, ele terá um endereço IP e será sua rota
default.  Como vc precisa usar o ppp para autenticação, mas o meio é
atm, vc usa um pppoa (over atm).   Isto no caso do modem externo.  Num
modem interno, vc precisa rodar direto um pppoa no Linux (não sei se
isto é possível).

> Além disso aqui eles oferecem a opção também de tu usar um modem-router
> "3com Remote 812 ADSL", que tem 4 portas ethernet, e usa ethernet puro
> (daí é só plugar o linux na rede). É mais caro, por isso me arrisquei no
> dual link.

	A diferença é pro usuário que não sabe usar NAT.

> P.S. Já sou ouvinte da lista há poucos meses, mas infelizmente só há
> pouco pude instalar o Debian. Fiz isso por que acho que essa deve ser a
> melhor distribuição linux existente. Acho que não vou me desapontar... :)

	Eu instalei o package "pppoe", mas não consegui fazer funcionar.  Como
o package traz pouca informação, não sabia qual kernel era necessário
para fazer funcionar (dependências, cadês vcs :-).  Optei por baixar os
fontes do pppoe e fazer funcionar com um kernel 2.4.  Inicialmente usei
o 2.4.3 que tem um problema com ppp dá um erro de io (não lembro qual),
daí usei o 2.4.2 (no changelog do 2.4.2 tem refêrencias a algum erro de
ppp já corrigido, espero que seja este).  Com o kernel em mãos, precisei
compilar o pppd com o plugin do pppoe.  Os fontes dava um erro de
referência a uma variável inexistente.  Setei um valor cabalístico (que
copiei de outra variável), compilei e tudo funcionou.

P.S.:  apenas para constar, o modem 3Com é um dos piores do mercado e
que apresenta pior performance.

--
[]'s
Hélio Alexandre Lopes Loureiro

/"\
\ /  Campanha da fita ASCII - Contra mail HTML
 X   ASCII ribbon campaign  - Against HTML mail
/ \