Xfree86 V4

Ola a todos
Como quero que meu scanner funcione no Linux, acabei por fazer uma
atualização do meu debian p/ Sid (era Potato), mantendo o kernel
2.2.18pre21.
Nem sei se o scanner vai funcionar, o que sei é que usando o XFree86 V 4
do Sid meu video tah uma zona!
Meu chipset onboard eh o SiS 530 com 8MB de memo. Antes de fazer o
upgrade achei que nao teria problemas .... me enganei. O servidor X
parte e carrega o Gnome, mas a tela nao eh atualizada, quer dizer, o
conteudo fica todo borrado, em 24bpp. Com 16bpp melhora, mas mesmo assim
nao da pra usar. Com 8bpp nem quero testar, seria uma vergonha nestas
alturas do campeonato ter que me render a pobres 256 cores ...
Alguem sabe se isto tem remedio, ou vou ter que, por enquanto, esquecer
o servidor X V 4 ?
Aproveito para perguntar se alguem sabe p.q. nao se consegue acessar o
site do XFree86 (www.xfree86.org) ?

Vinicius De Mario