Rebuild no DB da DPKG

Ola,

Quando faço uma consulta dos pacotes instalados (#dpkg
-l) percebo que existe uma demora maior do que o
normal (pelo menos comparando a um tempo atras) no
retorno do comando. O que seria isso, já que a base de
dados do dpkg não aumentou nada?
Com o RPM eu posso reconstruir essa base de dados com
a opção --rebuild. Existe algo semelhante no dpkg?
Será que isso melhoraria a performance de consulta ao
mesmo? Onde (doc... ) posso encontrar informações a
respeito?

Muito Grato desde JÁ!!!

Thiago Marum

=====