Re: Construcao de um manual

> [...]
> (pasmem) o arquivo de extensao .sxw eh na verdade um arquivo zip.
> Resolvi descomprimir o arquivo e descobri que, na verdade, o OpenOffice
> gera um grande SGML para seus documentos.
>     A minha revolta eh: pq esta informacao nao eh amplamente divulgada?
> Se todos soubessem (acredito que pouca gente sabia dessa) que o
> OpenOffice comprime um SGML, acredito que seria mais facil para a
> disseminacao do formato pelas diversas arquiteturas, uma vez que eu nao
> tenho que necessariamente ter o OpenOffice para ler o seu proprio

Como o pessoal já falou, os arquivos do OO estão em XML, e está bem
documentado.
E é justamente essa a idéia quanto ao uso do XML, tornar independente o
formato do arquivo do software que o gerou. Assim, no futuro próximo tu
vais receber um documento qualquer gerado no OpenOffice e poder abri-lo no
KOffice ou AbiWord.
A XML não possui tags pré-definidas, é o autor do documento, ou da
aplicação que irá gerar o documento que define as tags, de acordo com suas
 necessidades, documentando-as em um documento à parte, chamado de DTD, ou
Declaração de Tipo de Documento, para que outras aplicações possam manejar
os mesmos documentos XML. Não sei bem, mas me parece que a SGML segue o
mesmo conceito, e é de onde foi baseada a XML.
Inclusive, um dos novos recursos do KOffice 1.2 (ainda em desenvolvimento)
é um módulo "tradutor", que importará qualquer formato de documento em XML,
para seu formato nativo, que já é em XML.
Me parece que a XML tem tudo pra ser a próxima liguagem universal :-)

>     Abracos

Abraço
Huberto

--