Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

"Fabricio Barros Cabral (fx)" <fbc@mailbr.com.br> writes:

> Bom, creio eu que o RPM tem mais opções. Por exemplo, como fazer o dpkg
> mostrar as dependências de um pacote? Aqui eu tenho que fazer um:
>
> $ apt-cache show pacote

Bom, voce pode usar o dpkg-deb, veja:

,----
> [...]
|      428 bytes,    18 lines   *  prerm                #!/bin/sh
|       54 bytes,     1 lines      shlibs
|  Package: apt
|  Version: 0.5.4
|  Section: base
|   This is Debian's next generation front-end for the dpkg package manager.
|   It provides the apt-get utility and APT dselect method that provides a
|   simpler, safer way to install and upgrade packages.
|   .
|   APT features complete installation ordering, multiple source capability
|   and several other unique features, see the Users Guide in
`----

Alem disso, voce precisa ver uma coisa. o RPM eh a ferramenta que eh
equivalente ao APT no Debian. Ele nao eh somente o instalador, ele eh
a ferramenta de gerenciamento de pacotes do RedHat like.

> A *maior parte*. Acho que deveriam ser *todos*. O problema não eh a perl,
> não tenho nada contra a perl, muito pelo contrário! :) Mas acontece que
> aí já é mais uma dependência a ser colocada e mais um conjunto (perl +
> módulos) a serem instalados. Tem gente que não quer a perl instalada, por
> uma questão de espaço ou até mesmo por que não a quer instalada mesmo.
> Acredito que todos os scripts podem *e devem* ser escritos em shell
> script.

Depende. Eh a mesma coisa que voce dizer que a linguagem de
programacao A eh melhor do que a linguagem B.

Tudo isso eh relativo e eh muito pessoal. Por exemplo, eu gosto de
C/C++/PHP e um pouco de Perl, nao gosto de Python/Zope mas nao por
achar pobre ou coisa do genero, simpliemente nao gosto.

> Sim, desde de que haja uma certa coêrencia sobre isso. Por exemplo: uma
> coisa é você querer instalar o ssh e ele requerer o OpenSSL como
> dependência. Até aí tudo bem. Outro é você instalar um plug-in Flash pro
> Mozilla e ele querer o Ruby *só* por causa de *um script de atualização*.
> Não encontrei explicação plausível para isso. Esse script poderia ser
> perfeitamente escrito em shell + wget, sem problemas algum, e ainda
> diminuiria a dependência.

Voce pode muito facilmente tomar 2 iniciativas:

 - Baixar o .tgz do flash e instala-lo na mao

 - Reportar um bug wishlist com um patch para que o maintainer corrija
   o mesmo.

> E agora é você. :) O que você acha que está faltando no instalador? Eu
> gostaria de ver nele suporte ao LVM + XFS... :)

Cara, o instalador novo vai ser (jah eh) fantastico. LVM, EVMS,
frontend em Gtk, ... jah estao sendo desenvolvidos. Vai ser muito
legal.

Vai ter frontends para varios gostos :)

[]s

--