Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Não... isso não é filosofia UNIX

a filosofia UNIX é ser modular e cada módulo fazer o que se propõe,
da melhor maneira possível, sem se meter com funções que não são dele.

o anti-exemplo disso é o DOS/Windows,

No DOS, o DIR tem uma opção /p que tem a função de pausar a listagem.
Lidar com terminal não é função de um programa que lista diretórios,
vai ver se o ls tem isso, o more ou o less tem a função de pausar
a saída para um terminal e o fazem muito melhor do que se a função
fosse integrada ao ls, porque só fazem isso, e fazem muito bem,
obrigado.

No Windows, a modularização é grande... tudo está em sua devida dll,
só que as interdependências são ridículas, tudo depende de tudo, então
boa parte do benefício da modularidade vai pro beleléu. Você instala
um browser e tem que reiniciar a máquina porque o diabo do browser
se mete dentro do sistema operacional, esse péssimo design (intencional
na maior parte das vezes) é responsável por 80% dos problemas do
windows.

No Debian, o dpkg é responsável por instalar os pacotes e lidar com
suas dependências, o apt é responsável por obter os pacotes
(não importando o meio) e ordená-los para que o dpkg os
processe corretamente. E o apt faz muito bem seu trabalho. O dpkg
é um dos instaladores mais robustos que eu já vi. O único que me
causou uma impressão tão boa foi o do HP/UX que testa até a mãe do
programador do pacote antes de instalar. :)

Abração