Será tão difícil? (Mensagem mais ou menos longa)

Uma pergunta pros mantenedores do Debian aqui da lista. É muito complicado a manutenção de pacotes .deb se comparado a .rpm? Pergunto isto por que me dei conta que nao conheço atualmente nenhuma distribuição "clássica" (isos disponiveis e variedade de software que abranja desktop e servidor) baseada na Debian. Existem umas Xandros da vida, mas se ela é a continuação da Corel, ouvi dizer que é tão voltada pra desktop que dispensa varios pacotes "desnecessarios" pra este nicho. E a Libranet? Fui na pagina e parece que so disponibilizam os isos da versao mais antiga. Da nova não. Incrível, não há nada parecido com uma stormix (havia uma edicao Open Edition, se lembro bem). Vejam bem, não estou reclamando da debian. Acho louvavel que a debian contenha uma quantidade grande de software e busque sempre levar o linux a mais e mais plataformas, se forem estes os motivos dos longos ciclos de release. Por que? Simples, talvez a Debian seja a unica opcao de linux para varias plataformas preteridas pelas distrbuicoes comerciais. No entanto, pelo que vejo da lista, um numero consideravel de pessoas que não mantenedores da debian utilizam a versao instavel e a de testes. Pra mim, estas não sao releases. O fato é que um numero consideravel não usa a versão que os mantenedores tiveram tanto trabalho pra deixar estavel e com poucos bugs. Quem está errado? Ninguem, mas embora alguns usuarios de sarges e sids não admitam, eles na verdade teriam melhor lugar numa distro baseada no debian que:

1) Se fixasse em poucas plataformas (principalmente x86 e afins)
2) Reduzisse o numero de pacotes ao que se tem em outras distros e contivesse software mais atualizado.

Vi por estes dias a historia do lancamento do Debian-BR. Eu considero um esforco louvavel e até me tranquilizo quanto ao futuro da internacionalizacao do Debian para nossa língua. Mesmo assim, justamente por ser uma personalizacao da Woody, acaba não abracando as caracteristicas acima citadas. Por outro lado, olhando so para as distribuicoes tupiniquins, observo que há toda sorte de ancestrais: Conectiva veio da RedHat, TechLinux veio da Mandrake, Definity veio da Slackware. Pois bem, acompanhando uma discussao sobre o futuro da Conectiva, vi como o ACME parecia empolgado com a possbilidade de fragmentar mais e mais os pacotes pra tomar vantagem das caracteristicas do APT. Não tenho duvidas de que a medida que eles adquirirem know how sobre o APT, a tendencia é eles fazerem uma distro cada vez melhor, deixando as outras citadas comendo mosca. O engracado é que, pra competir com a Conectiva, ja existe uma estrutura que utiliza o APT, os pacotes ja estao mais fragmentados que arroz de terceira e faz tempo, e que ja contem uma grande quantidade de pacotes. Um concorrente forte poderia nascer a partir de uma distro baseada no debian. Isso seria bom para os usuarios de linux e pra propria conectiva, que teria uma concorrencia no que se refere ao nosso mercado. Antes que me crucifiquem, me parece que Debian e o resto atendem a anseios diferentes. Quem usa Debian busca establidade acima de tudo, já que esta é a promessa dos seus mantenedores. Quem usa as outras busca um compromisso entre establidade e software mais atualizado. Isto não é so birra de crianca. Quando do lancamento da Potato, o postgresql ainda era de uma versao que não suportava transações, se me lembro bem, embora ja existisse uma versao mais nova com esta caracterista ja presente. Ahh, eu sei que tem fontes não oficiais, mas me parece um contra-censo buscar estabilidade e ficar a usar pacotes não oficiais, ainda mais se forem importantes. Mas o engracado é que este fenomeno parece ser mundial. A grande distro baseada no Debian no momento é a Knoppix. :(. Ninguem vê as maravilhas da debian como base pra distribuicoes de qualidade? A manutencao/criacao de pacotes seria tao dificil e improdutiva a ponto de impedir o nascimento de uma boa distribuicao?

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.
http://br.geocities.yahoo.com/