Re: Usar impressora windows no linux

Olá chará!!!

	Você está com sorte hein, pois ultimamente tenho me dedicado muito a
entender como instalar da melhor forma as impressoras que são suportadas
pelo cups, pois este vem evoluindo muito e hoje em dia já não deixa nada a
desejar em comparação com as soluções proprietárias, graças ao já referido
projeto "linuxprinting" e principalmente o "foomatic"...
Bom, vamos ao que interessa, sua impressora já é suportada sim, sendo
necessária a instalação dos seguintes pacotes:

darkstar@galaxy:~$ apt-cache search cupsys
cupsys - Common UNIX Printing System(tm) - server
cupsys-bsd - Common UNIX Printing System(tm) - BSD commands
cupsys-client - Common UNIX Printing System(tm) - client programs (SysV)

darkstar@galaxy:~$ apt-cache search foomatic
foomatic-bin - linuxprinting.org printer support - transition package
foomatic-db - linuxprinting.org printer support - database
foomatic-db-engine - linuxprinting.org printer support - programs
foomatic-db-hpijs - linuxprinting.org printer support - database for HPIJS
printers foomatic-filters - linuxprinting.org printer support - filters
foomatic-gui - GNOME interface for configuring the Foomatic printer filter
system

darkstar@galaxy:~$sudo apt-get install cupsys cupsys-bsd cupsys-client
foomatic-bin foomatic-gui

	Bom, você já deve ter notado que eu uso Gnome, caso você use o KDE não é
necessário instalar o foomatic-gui pois o gerenciador de impressora do KDE
já deverá estar apto para instalar a impressora com o cups e o foomatic já
instalados.  Caso também use Gnome, após a instalação dos pacotes é só
executar o foomatic-gui(sudo foomatic-gui) que você logo vai saber seguir a
diante pois a interface é bem intuitiva, por fim nem preciso avisar que é
necessário ter permissões de super-usuário para instalação, por isso eu uso
"sudo" antes dos comandos. Espero ter sido claro, do contrário é só
perguntar o que não entender. :-)

Abração!

--
+    Marcelo Gomes de Santana - DarkStar - Linux User #208778      +

A vida é a vida e vice versa...