Re: Configuração mais amigável.

On Tue, Sep 07, 2004 at 03:20:12PM -0300, Ademir A. Constantino wrote:
> Colegas
>
> Sou novato com Debian/Lunux. Uma dificuldade que tenho passado é a
> configuração do sistema.
>
> Por exemplo, esses dias eu resolvi trocar o mouse e tive um monte de
> problemas. Agora troquei de monitor, estou com problemas novamente.

Olá.

O mouse e o monitor vc configura no arquivo /etc/X11/XF86Config-4

Pode configurar na mão. Mas existem diversos programas para te ajudar:

xf86config

XF86Setup

Xdebconfigurator (não lembro se é esse o nome)

ou, o meu método preferido (e que te aconselho):

# dpkg-reconfigure xserver-xfree86

Claro, vc precisa saber se o mouse é usb,ps/2 ou serial. Se o micro é
razoavelmente novo deve ser ps/2. Se for ps/2 o dispositivo é
/dev/psaux.  Se for serial deve ser /dev/ttyS0 ou /dev/ttyS1. Já usb eu
nunca tive.

Sobre o monitor, no manual do monitor tem a resolução suportada e
frequencia horizontal e vertical. Nunca vi um monitor que não tivesse
essa informação no manual. Na dúvida tente uma configuração genérica.

> Pergunto, não há uma forma prática e amigável de configurar o sistema
> quando eu faço essas mudanças nas características de meu hardware?

Bom, talvez vc não concorde, mas eu acho o dpkg-reconfigure prático e
amigável. É só questão de costume. No início eu pensava como vc, depois
a gente acostuma. Além disso, vc não vai ficar configurando a máquina
todas as semanas. Isso é algo que vc faz uma vez na vida e outra na
morte, como se diz por aqui. E no caso de ter de mudar a toda hora, ai
vc aprende a mudar diretamente o /etc/X11/XF86Config-4.

> Algumas pessoas (usuários finais) tem resistência em utilizar o Debian
> pelo fato dele não ser muito amigável para usuário com pouco
> conhecimento de computação. Gostaria de convencê-las que isso não é
> verdade, mas ainda não encontrei uma solução. Vocês podem me ajudar?

Ademir, sou usuário final, como vc. Veja bem, o debian é bem
documentado. Há vários manuais do próprio debian, em portugues, que
ensinam a fazer isso que eu comentei, a usar o apt, etc., etc., etc.

A questão é que a maioria das pessoas não lê esse tipo de documento.
Então o camarada está saindo de um ambiente windows, onde tudo é
diferente, chega no Debian e não quer ler documentação. Ai fica difícil.
Eu mesmo passei por isso.

Bom, de saida te aconselho a ler o guia foca linux. É muito bom, e vai
te ajudar com qualquer linux, não só o debian.

http://www.guiafoca.org

Um abraço

Leandro