Re: Conflito de licenças leva Debian a abandonar o cdrtools e criar fork

Olá lista,

Acho que os comentários feitos nessa discussão estão um pouco fortes demais.
Não conheço o caso com o Joerg, mas pelo que sei trata-se de alguém que
mantém já há bastante tempo ao menos um programa essencial, sob uma licença
livre (GPL, até recentemente), que todos aqui - ou quase - usamos. Assim
sendo, acho que é melhor pensar duas vezes antes de desqualificá-lo.

Por outro lado, os desenvolvedores debian se dispõem a um trabalho enorme, e
discutem permanentemente (até demais, segundo alguns) questões relativas a
licenças, visando garantir que o sistema permaneça livre sem com isso impedir
o uso por parte daqueles que realmente precisam de software proprietário (por
isso a seção non-free, que não faz parte da distribuição debian). Reduzir a
difícil decisão de um fork, e todo o trabalho que isso significa, a "só
querer uma chance para se livrar dele", é, de novo, desqualificar aqueles que
produzem o software livre.

Aproveito para divagar um pouco mais. Uma das grandes diferenças que percebi
ao entrar em contato com o linux e com o software livre foi na relação que se
estabelece com o produtor direto, com o desenvolvedor do programa. No caso de
um programa tradicional, estabelece-se uma típica relação mercantil, ou seja,
a relação entre pessoas (consumidor e produtor) é intermediada pelas coisas
(programas, empresas). Assim, não sabemos quem desenvolve o windows. Mas nos
se o comprarmos, sentiremo-nos no direito de cobrar um produto de qualidade,
uma vez que pagamos por um produto final. No linux, a relação é invertida.
Esse tipo de cobrança não levará a lugar nenhum. O que conta, aqui, é o
contato pessoal; escreveremos um e-mail, não pedindo o dinheiro de volta, mas
dizendo: "Muito legal o seu programa, mas tenho a impressão que em tal e tal
ponto ele poderia ser melhorado. O que você acha? Será que posso ajudar em
alguma coisa?"

Abraços,

Tiago