Duvida sobre distribuiçoes

Ola amigos da lista,

Sou novato no linux e comecei a aprender no fedora,
como nao quero e nem posso me amarrar a uma
distribuição apenas, pesquisei sobre as distros mais
usadas e logo vi que o Debian é uma das mais usadas e
gostaria de saber dos amigos mais experientes se muda
muita coisa em relaçao ao Fedora em quesitos de
comandos e coisas do genero.
Fiz uma pesquisa tambem no que diz respeito a comandos
e coisas do genero mas confesso que fiquei confuso
pois alguns comando sao iguais, outros nao, e isso
realmente me confundiu.

os amigos sugerem que eu aprenda mais na distro que eu
comecei que no caso é o Fedora, ou aconselham a
inserir o Debian nos meus estudos ???

Gostaria tambem de indicação de material para estudo
caso a resposta seja para inserir o debian
paralelamente.

Abraços

http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso