Re: Reler /etc/profile

Bruno, não imaginei "que a limpeza da bola" ia me render essa excelente aula. Compreendi perfeitamente tua explicação. Nota 1000.
Quando tiver outra bola aí é só chamar. RISOS.

Sucesso.

CR

Em 25/06/07, Bruno Schneider <boschneider@gmail.com> escreveu:
On 6/22/07, Carlos Ribeiro wrote:
> Chamo de login quando um usuário de autentica no sistema, quer seja em modo
> gráfico, quer em texto. Está correto?

Está correto em chamar de login, mas não em dizer que nesses casos o
/etc/profile vai ser executado. Como dito antes, ele só é executado
quando você um abre um bash como shell de login (e fazer login no modo
texto geralmente é um desses casos).

> Só tenho a agradecer tua compreensão e ensinamentos, com toda certeza e a
> única brincadeira aqui fica por conta de uma boa limpeza que vou fazer
> gratuitamente na tua bola de cristal. Não se tratava de java.
> Tem um alias no profile para que o cp rode de forma interativa e eu queria
> desabilitá-lo. Fiz isso, rodei o source e continuou como antes.

Putz, eu sabia que não devia ter comprado uma bola de cristal no
mercado livre...

Bom o alias do cp continuou como antes porque seria necessário um
comando "unalias cp" para ele deixar de funcionar. O "source arquivo"
simplesmente executa os comandos do arquivo, ele não "reseta as
configurações".

> Agora uma pergunta (mais uma): após rodar o source basta fechar o terminal
> gráfico que tiver aberto, ou encerrar a sessão e reiniciá-la para os efeitos
> sejam produzidos? Ou ainda, fazer login em modo texto?

Depois de um source, tudo que tiver que ser feito, terá sido feito.
Não é necessário fechar terminal, nem reiniciar nada. Quando você
fizer alterações no /etc/profile e quiser testar, faça um novo login
em modo texto (não precisa fechar os que estiverem abertos), assim
você tem um terminal "mexido" apenas pelo /etc/profile (e outros
arquivos de inicialização), sem configurações anteriores (como no caso
do seu "alias cp") atrapalhando.

Nota1: Para os terminais gráficos (konsole, gnome-terminal, rxvt,
etc.) o arquivo global de inicialização que vai ser lido é o
/etc/bash.bashrc (a não ser que você use uma configuração incomum).

Nota2: As configurações valem só para o shell que você abriu, ou seja,
os que já estavam executando não são afetados só porque você abriu
outro que fez a execução dos comandos do /etc/profile ou do
/etc/bash.bashrc.

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/