Desligar server Linux remotamente

Olá!

Estou com um belo pepino aqui, será que vocês conseguem me ajudar?

Tenho 2 server ligados a um no-break APC, sendo que o server Windows está conectado ao no-break para gerenciamento. Logo, quando tenho algum problema de energia, esse server Windows é desligado automaticamente. Porém gostaria que esse server Windows enviasse algum comando ao server Linux para que ele também desligasse corretamente.

O software de gerenciamento da APC permite que seja executado um script com alguns comandos antes do desligamento do Windows, mas não encontrei nada na documentação sobre comandos para o Linux.

Alguém me dá alguma luz ou ao menos o caminho das pedras?

Valeu!

--
Derly Prado Junior