Como posso verificar Backups (tar.gz)

Bom dia Pessoal,

Estou administrando backups de vários servidores da UFJF e montei scripts para que os Backups sejam feitos de maneira automatizada.

Agora tem um porém, meu gerente pediu garantias de que se eu precisar voltar o Backup que o mesmo irá funcionar, ou seja, um verificador de backup. Pois ele não confia muito em backup em disco. Já possuimos backup em fita de diversos serviços essenciais.

Vocês conhecem alguma maneira de se verificar esses dados sem ter que decompactar o tar.gz inteiro? Na verdade não quero e não consigo decompactar todos pois estou com centenas de GB em backup.

Alguma ferramenta simples que possui se possível uma interface pra que se gerencie on-line onde os logs fiquem disponiveis aos interessados seria algo próximo ao ideal.

Obrigado,

Felipe Santos
Juiz de Fora, MG.