Controle de banda e cache

Estou tentando resolver um problema grave na empresa onde trabalho. Aqui, temos um link via satélite de 256k e temos cerca de 20 pcs conectados a uma rede interna usando este link via compartilhamento nat do windows XP. Desta forma, a conexão fica extramamente lenda, tornando-se quase impossível seu uso. Para solucionar esta situação, seu sugeri a compra de uma máquina (que já está sendo providenciada) para ser servidor proxy squid dedicado com controle de banda. Já estou preparando o squid.conf, com ajuda de alguns tutoriais na internet e alguns emails aqui da lista, para implementar no servidor mas tenho as seguintes dúvidas:

1- Li por aí que o delay pools do squid pode chegar a corromper alguns arquivos executáveis (o que é indesejável,baixados nas máquinas clientes e que a melhor solução para limitar a banda no debian etch seria o shaper. Pois bem, existe algum problema ao usar o squid + shaper, ou eles só devem ser usados separadamente?

2-Qual o cáculo que devo fazer para saber qual quantidade de banda devo liberar para cada pc?

3-Onde encontro tutoriais sobre a configuração do shaper?

grato,

Saul Lima