Re: Probemas CDRW/DVD

Fabio Guerrazzi wrote:
<quote quem="Renato S. Yamane">

Rodrigo escreveu:
      De repente o meu CD  nao esta sendo mais encontrado pelo sistema.
Eu tento monta-lo e aparece uma mensagem dizendo que não foi encontrado
a media.
casa:/home/emygdio# mount /media/cdrom0
mount: Mídia não encontrada
Você está utilizando o mount de forma errada.
O correto é:
#mount /caminho/de/origem /caminho/de/destino

Por exemplo:
#mount /dev/sda /media/cdrom0

Se houver uma entrada para o cdrom no /etc/fstab ele deveria montar com o
comando dado. Se a midia for de boa qualidade e estiver bem gravada, chuto
que o drive quebrou.

E o mais esquisito é que so para fazer um teste do alem, eu abri o programa K3b e montou o cd na boa. Tanto que voltou a funcionar por enquanto. Porem na utilizaçao do programa para gravar o cd, ele ficou um tempo gravando e no termino da gravação media estava fazia. E ainda o mais estranho ainda, é que mesmo com a media montada (depois de ter aberto o k3b) e utilizando o comando cdrecord -scanbus emite a seguite mensagem:

casa:/home/emygdio# cdrecord -scanbus
wodim: No such file or directory.
Cannot open SCSI driver!
For possible targets try 'wodim --devices' or 'wodim -scanbus'.
For possible transport specifiers try 'wodim dev=help'.
For IDE/ATAPI devices configuration, see the file README.ATAPI.setup from
the wodim documentation.
Alguem poderia me indicar um material que eu pudesse a prender mais a respeitos de configuraçao de hadware no linux. Para que eu possa tentar depurar o que esta acontecendo em minha maquina.

Obrigado