[Off-topic] Fitas DAT

Olá pessoal.

Estou me informando a respeito de unidades de fita DAT, mas não estou
encontrando muita informação sobre a tecnologia em si, e gostaria de
pedir a ajuda de quem conhece.

Vi que as fitas têm capacidade normal e compactada, sendo que a
capacidade compactada corresponde ao dobro da normal. Mas, como
funciona essa compactação? É feita de maneira transparente pela
unidade ou seu driver, de modo que a leitura e escrita são feitas da
mesma maneira quando sem compactação? Há impacto na velocidade de I/O?

Como se faz quando for necessário usar mais de uma mídia numa operação
de backup? A unidade ejeta a fita e o processo espera pela seguinte?
Como o conteúdo do backup seria recuperado quando está divido entre
mais uma mídia? (Por exemplo, posso dar um tar -t ou -x direto em uma
segunda fita?)

Se puderem ajudar, agradeço.