Re: Linux nao e software Livre (Sera que e OT?).

Ah, Essa é uma daquelas páginas do site daquela fundaçãozinha do
senhor Richard Stalman!? Não leve a lista totalmente a sério. ;)

Eu apoio 100% a posição radical deles quando a pureza dos sistemas
"GNUs like". Mas não porque devemos seguir a risca, mas porque
precisamos de parametros para nos basear e fazer a realidade. Sem
estes parametros 100% das distribuições Linux hoje em dia estariam se
enrabichando para outros rumos e perdendo sua essencia, mas na prática
não dá pra sermos extremistas.

É muita hipocresia, ou mesmo cegueira achar e insistir que é possível
vivera utopia de um sistema integralmente livre. Eu espero que isso um
dia seja possível - por isso disso que apoio o radicalismo de RS e
suas fundação -, mas por hora não é possível.

Please, não mintam pra mim com o tal do OpenJDK, não me falem de
Blackdown e esquecam qualquer outra imitação da tecnologia Java. Nós
temos Java livre de verdade. Eu trabalho em uma instituição pública em
que precisamos usar dezenas de aplicações Java e muitas delas só rodam
no Java da Sun. Não é de um dia pa outro que se modifica as aplicações
para funcionar em outras VMs e nem corrige essas "fake java" para se
tornarem compatíveis.

Flash é a mesma coisa. Não adianta eu dizer que não vou instalar Java,
ou instalar um "fakeflash". Sejamos honestos eles não funcionam a
contento. Ou você instala o flash da Adobe/Macromedia, ou você não tem
Flash instalado. Não dá pra eu justificar pra alguém em sã consciencia
que não instalei o Flash na máquina dela porque ele não é livre, ou
que instalei um "flash meia boca" e por isso ela não vai conseguir
acessar os sites X, Y e Z. Isso simplesmente vai afugentar novos
usuários. Minha esposa trabalha na área de saúde e é uma feliz usuária
de Linux (Ubuntu Linux, na verdade). Nas pesquisas dela por material
sobre o seu trabalho, concursos, congressos etc ela passa por dezenas
ou mesmo centenas de sites em Flash e que - eu já testei as versões
livre - não funcionam. Ai eu vou tiar o Flash da máquina dela e
colocar essas soluções gambiarra?! Os prejuízos que ela teria por não
conseguir ler um site destes pode não justificar a atitude insana de
não colocar Flash em sua máquina. Em alguns casos eu arriscaria dizer
até que pode valer a pena comprar o plugin.

Claro que torço e no que for possível eu ajudo com o desenvolvimento
das soluções livres, mas sejamos honestos enquanto elas não são
perfeitas e são necessárias, não dá pra fazer vista grossa e achar que
estamos bem sem elas. Isso é um retrocesso estúpido que não ajuda em
nada.

--
Welington Rodrigues Braga

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9