Re: Dúvida no urandom

2009/7/20 Ricardo Esdra <riesdra@gmail.com>:
> Boa tarde, ontém a tardeziha fui zerar um hd com urandom,  o HD tem 40 Gb
> ele ficou cerca
> de 3 horas e 20 minutos e nada de terminar , minha máqina estava com os
> comsumos dos
> processadores em 100%, a memória estava consumindo cerca de 10% somente.
> Agora a dúvida, isto é normal, toda esta demora, e ainda consumir
> praticamente todos recursos
> da máquina, ou pode ser que o HD esteja com problemas?

Ola,
gerar números randômicos consome recursos do sistema.
Se o objetivo e 'zerar' o hd para passar a outra pessoa.
Existem programas próprios para isso.
Isso se chama 'wipe'.
Por exemplo:
# shred -vfz -n 100 /dev/hda
Costumo usar o badblocks quando preciso zerar um HD, seja para uma
nova instalação ou destruir os dados.
# badblocks -vvvw /dev/hda
Que, além de gravar vários padrões, ainda testa o HD.

Se o HD esta ligado numa das IDEs da placa mãe (e não por uma bridge
usb), verifique o modo de acesso usado, se esta com DMA ativo por
exemplo.
O  hdparm ira lhe fornecer as informações básicas, para uma mais
completa use o hdparm -i
O padrão seria já estar com o dma ligado, para ligar, tente:
# hdparm -d 1 /dev/hda
Caso ocorra um erro, pode ser que o driver correto da controladora IDE
não tenha sido carregado, também e possivel um conflito de driver
entre a IDE e o SATA.

Teste a velocidade de acesso ao hd com o comando
# hdparm -Tt /dev/hda

OBS.:
# no inicio dos comandos e para indicar a necessidade do usuário ser o root.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br