Script - Aniversário

Bom pessoal, seguinte, vou participar da Olimpiada do Conhecimento do Senai na modalidade Tecnologia de Redes, estou em fase final de treinamento e estou meio garrado com um script da prova. Não tenho nem idéia de como fazer, dos passos a seguir e etc, entao peço q se alguem souber, se puder fazer um passo a passo.
Vou descrever a situação proposta aqui:

"Cada usuario do COMPUTADOR1 possui em seu diretorio /home/<usuario>/ um arquivo chamado data.dat. Este  arquivo possui apenas uma linha de texto, contendo uma data, que representa a data de aniversario do usuario. Por exemplo:

$ cat /home/olimpiada/data.dat

Você deve fazer um script que executa para cada usuario da maquina, lê a data de aniversario do usuario e apresenta o calendario do mês/ano do aniversario (por exemplo, neste caso seria mostrado o calendario do mês de fevereiro de 1981). Outro detalhe: além do calendario, se o usuário estiver aniversariando no dia corrente, apresenta uma frase "Feliz Aniversario - Tenha um Dia Muito Feliz"!

Se alguem puder dar uma moral!
--
Ítalo Diego Teotônio - (31) 8646-6131
MSN: italo--diego@hotmail.com / techside@hotmail.com