Re: Sintaxe EXT3

2009/10/14 Fábio de Sousa <fabiocs@gmail.com>:
> Uma boa tarde a todos..
>
> Tenho algumas máquinas de produção, que estão instaladas com sem a
> infraestrutura necessária.
> Um dos problemas que acontece com frequência é a queda de energia...
> Li sobre o sistema de arquivos EXT3 e descobri que colocando no /etc/fstab a
> opção data=journal - a possibilidade de corromper arquivos diminui muito, já
> sabendo que a performace é bem menor...
> Porém no meu caso não não há necessidade de perfomace.
> Editei o arquivo /etc/fstab colocando a opção data=journal e o debian parou
> de inicializar...
> [...]

Ola, se desempenho não e realmente importante, principalmente no
quesito escrita, monte as partições em modo sincrono, opção sync.
mount -o rw,sync,noatime

O noatime tbm pode ser interessante, já que evita que o fs seja
atualizado toda vez que um arquivo e aberto.

Cuidados com as opções quem mexem com o modo os modos de journal, que
eu me lembre, uma dessas opções deixa o fs bem frágil.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br