opções no boot em pen-drive

Olá,

Estou aperfeiçoando minha instalação em pen drive, e queria saber se
alguém já tentou fazer algo como o que eu queria. Bem, vamos lá.

Estou com um sistema instalado num pen-drive, funcionando direitinho.
Agora, eu queria ter algumas opções na tela de boot que configurassem
o sistema todo de maneiras completamente diferentes.

Primeiro, claro, quero manter a entrada normal,

O segundo caso seria iniciar o sistema normalmente, mas sabendo que
estou na minha rede doméstica. Gostaria nesse caso de alterar o
arquivo /etc/hosts, montar alguns sistemas de arquivo nfs, por
exemplo.
Como fazer isso? Existe algum mecanismo padrão? Pensei em criar um
sistema de arquivos separado para um /etc diferente, e montar ele por
cima do etc padrão com unionfs, mas me parece complicado demais.

A terceira entrada seria mais radical: usar todo o sistema de outro
computador, que será exportado por nfs. O problema é mais ou menos o
mesmo do que o da segunda opção: preciso de certas configurações já
durante o boot, depois preciso montar o sistema raiz a partir do nfs,
mas preciso fazer algumas alterações no /etc.

Experiências, ideias?

[]s,

Tiago.