Re: dhcp

Leonardo Carneiro escreveu:
Sim. O ideal é sniffar a rede usando um software como o tcpdump ou o wireshark. Requisições e ofertas de DHCP são feitas usando broadcast em camada 2, então estando na mesma rede física que o servidor você consegue identificar a máquina.

Carlos Beltrame escreveu:
Ola pessoal, tem alguns usuários na rede que participo que estão compartilhando internet com terceiros, um dos modos é via dhcp, tem como o servidor localizar esse tipo de coisa?? O carinha usou outra rede pra compartilhar, estamos na 192.168.0.X e ele usou a 192.168.1.X. Abraços

Isso só é válido se ele estiver com o DHCP na mesma rede, o que não pode ser, pois provavelmente esta rede já tem um DHCP para a rede 192.168.0.0/24, então, pelo que eu entendi, está compartilhando via uma interface, tipo rede sem fio ou usando outra placa de rede com rede 192.168.1.0/24. Agora se tiver com DHCP na mesma rede e a "original" na tiver DHCP, é possível ficar monitorando respostas de DHCP e quando encontrar saberá que tem alguém fazendo algo que não devia na rede, mas barrar o DHCP acho que não tem jeito.

[]'s
          Junior Polegato