Duvida sobre raid (mdadm)

Bom dia,

Gostaria da opiniao de vcs sobre o uso de Raid com software (mdadm) no Debian.

Tenho 2 áreas que teoricamente preciso configurar em raid 1. A /home e uma outra área /dados. Pois bem, tenho 2 hd's iguais para fazer esta operação. A minha duvida é sobre a forma de criar essas 2 estruturas de Raid (md0 e md1 por exemplo).

O coerente é particionar os 2 hds nos tamanhos que preciso,  por exemplo /dev/sda1 e /dev/sdb1 com 100 GB e a mesma coisa com /dev/sda2 e /dev/sdb2 ou o mais coerente é construir uma unica estrutura /dev/md0 e depois particioná-la?....vi que quando particiona esse /dev/md0, cria-se por exemplo md0p1 e md0p2.

Pra testar, configurei os 2 hd's em um unico /dev/md0....agora nao consigo remover essa estrutura. Formatei os hd's separados, parei, removi o md0 criado e depois removi o mdadm e nada. Como se remove essa estrutura completamente?

Qualquer ajuda será bem vinda!