Re: Existe um comunicador que possa ser instalado como serviço interno...

2011/5/23 Pedro - <almeida.lost@gmail.com>
Ola Leonardo,

Vc ja usou como Gateway?  Como funciona esse recurso?

Sim, mas o serviço não me agradou tanto assim nesse quesito.
Funciona de maneira razoavelmente simples. Você instala o plugin de gateway (disponível através da própria interface de administração) e ativa quais gateways você quer que funcione, por exemplo, MSN, GTalk etc.

Após ativado o gateway, você tem que fazer um registro manual, atrelando uma conta, por exemplo, fulano@hotmail.com de MSN a uma conta interna do teu servidor. Você faz isso cadastrando os dados dessa conta na interface de administração.

Uma vez registrado, toda vez que o usuário conectar no openfire, ele também vai automaticamente conectar na conta que você configurou no gateway. Se você tem uma equipe de vendas, ou de atendimento, por exemplo, você pode criar essas contas de msn para eles contactarem os clientes, mas como só você sabe a senha delas, e tem essas contas cadastradas no servidor, suas equipes só vão conseguir contactar os clientes usando o seu servidor, garantindo que você tem todas as comunicações auditoradas.

O que na época não funcionou bem para mim era o recurso de filtragem de contatos (através do plugin filter) e também a adição de novos contatos, que só funcionava +- se usando o cliente Spark, desenvolvido pela mesma equipe do Openfire. Reza a lenda que a nova versão do plugin de gateway, chamda Kraken, solucionou estes problemas, mas ainda não testei.

Quando a hospedagem externa, pode ser uma boa, principalmente se a memória for barata. Meu servidor tem uma média de 50 usuários conectados simultaneamente, e tive que dedicar 1gb de memória exclusivamente para esse daemon.

Sei que vc pode instalar em uma maquina em algum  datacenter, tem sites americanos que oferecem esse servico. Onde vc paga um valor x por mes e eles te liberam uma maquina linux para vc instalar o que vc desejar e 1 ip valido, vc pode adquirir mais ips pagando as vezes 1 dolar por ip.