Re: quantos pacotes fonte no debian?

Em 16 de julho de 2013 23:31, Adriano Rafael Gomes
<adrianorg@arg.eti.br> escreveu:

> Olá, Fred.
>
> Não sei se o resultado está correto, e deve haver outra
> forma, mas fiz assim:
>
>  $ wget -c \
>   'http://ftp.debian.org/debian/dists/wheezy/main/source/Sources.bz2'
>  $ bunzip2 Sources.bz2
>  $ grep ^Package: Sources | wc -l
>  17176
>  $ grep ^Package: Sources | sort -u | wc -l
>  17170
>  $ grep Package: Sources | sort | uniq -d
>  Package: binutils
>  Package: gcc-4.7
>  Package: gdb
> [...]

beleza. serve. é que eu vou fazer uma apresentação sobre o debian e
acho meio trapaceiro falar no número de pacotes. afinal, existem 37500
pacotes mas não existem 37500 programas. mas também seria modestia
demais falar que o número de programas equivale ao número de pacotes
fonte, pois alguns pacotes fonte fornecem vários programas. acho que o
número de programas ficaria meio que no meio entre 17000 (pacotes
fonte) e 37500 (pacotes). faz sentido?

por exemplo os pacotes tuxpaint, tuxpaint-data, tuxpaint-dev e
tuxpaint-plugins-default, vêm todos do pacote fonte tuxpaint. mas não
são 4 programas que o debian entrega para o usuários, e sim 1, o
tuxpaint.

por outro lado, o libreoffice-calc e o libreoffice-draw, que são
programas diferentes, vêm do mesmo pacote fonte, o libreoffice. então,
neste caso um pacote fonte fornece vários programas.