Re: Re : Re : origem do logo Debian

Também concordo em não misturar política com temas relativos ao assunto do Debian. E acredito que o Debian e o SL não tenha relação com política (eu espero), mas infelizmente alguns usem o Debian, SL e FSF como bandeira para divulgar e tentar fazer novos prosélitos em suas causas partidárias.

Aproveitando a oportunidade... uma pequena pergunta... no campo "Para:" posso apenas deixar o e-mail do debian-user-portuguese em vez de responder para todos? Sei que da na mesma, mas talvez seja melhor apenas o endereço do Debian para discussão e suporte.

Em 28 de setembro de 2017 08:48, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <l@dutras.org> escreveu:
Le jeudi 28 septembre 2017 à 10:37 +0200, Helio Loureiro a écrit :
> Na verdade não são distro livres.

Há divergências.

> Elas usam o linux-libre que é um patch em cima do linux que bloqueia
> o uso de firmware proprietário.

Não encontrei nenhuma informação nesse sentido, apenas de remover.
Sendo livre, o usuário tem sim a opção de instalar o código
proprietário, mas é óbvio que quem escolhe isso prefere não.  Tem um
artigo bom na Wikipédia a respeito, por exemplo, inclusive mencionando
as ferramentas de remoção e verificação de código proprietário.

> Cercear a escolha do usuário não é liberdade.

Ninguém é obrigado a usar uma distro dessas.

> Essa bolsonoragem da FSF de enfiar liberdade - segundo ela - goela
> abaixo é algo novo.

De maneira alguma.  Primeiro, a FSF recusa-se a entrar em política
partidária, e eu agradeceria se mantivéssemos PTralhagens e
personalismos longe desta lista; depois, ela sempre teve essa e outras
discordâncias do Debian.

> Eu particularmente acho deplorável e fiz uma reclamação a ela sobre
> isso.  Eles respoderam que é recomendação, não obrigação.  Ainda
> assim achei que Debian merecia estar ali.

A FSF e o Debian já tiveram longas discussões a respeito disso e da FDL
também.  Tens as opções de: participar da FSF a ponto de ter voz lá
dentro e mudar sua posição; idem para o lado Debian; ou de colaborar
com outras organizações e projetos que sigam mais tua linha.

        De novo, por favor tentemos entender os outros lados e evitemos
epítetos derrogatórios, principalmente de cunho pessoal e político.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org

--
Thiago C. F.

Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf